Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/26902
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | O ensino de língua inglesa na educação brasileira e o LinFE: novas perspectivas profissionais a partir do estágio curricular obrigatório da licenciatura em letras no IFRJ. |
| Author(s)/Inventor(s): | Gil, Adriana Sueli Munck |
| Advisor: | Tilio, Rogério Casanovas |
| Co-advisor: | Vieira, Pedro Luís Sala |
| Co-advisor: | Ribeiro, Elza |
| Abstract: | A necessidade de ampliar a discussão sobre práticas formativas que dialoguem com a realidade do mercado de trabalho, contribuindo para a formação de professores mais preparados para responder às demandas de uma sociedade complexa e em constante transformação, influenciadas por políticas educacionais, mudanças socioculturais e pela globalização, influenciando principalmente o ensino de línguas estrangeiras no Brasil, levaram à essa pesquisa. A legislação educacional brasileira reconhece a importância do ensino de uma língua estrangeira na formação básica dos estudantes, mas diversos estudos apontam para uma desconexão entre as diretrizes curriculares e a realidade das salas de aula, principalmente na rede pública de ensino (Quevedo-Camargo; Silva, 2017; Oliveira, 2019). Nesse contexto, abordagens alternativas, como o ensino de Línguas para Fins Específicos (LinFE), emergem como possibilidades de ressignificar a prática pedagógica no ensino de línguas, tornando o aprendizado mais conectado com os objetivos acadêmicos e profissionais dos estudantes. Esta pesquisa visa propor uma reflexão sobre a aplicação da abordagem LinFE no IFRJ, tendo como foco a formação docente a partir da experiência de estágio supervisionado. A investigação tem os seguintes objetivos: analisar o papel do estágio na formação de professores de inglês dentro da perspectiva da abordagem LinFE; discutir os impactos dessa experiência para a constituição da identidade docente; e apresentar as potencialidades do ensino de inglês para fins específicos como campo de atuação profissional. |
| Keywords: | Ensino de inglês Formação docente Estágio curricular obrigatório |
| Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Production unit: | Faculdade de Letras |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2025 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ASMGil.pdf | 352.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.