Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26902

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O ensino de língua inglesa na educação brasileira e o LinFE: novas perspectivas profissionais a partir do estágio curricular obrigatório da licenciatura em letras no IFRJ.
Author(s)/Inventor(s): Gil, Adriana Sueli Munck
Advisor: Tilio, Rogério Casanovas
Co-advisor: Vieira, Pedro Luís Sala
Co-advisor: Ribeiro, Elza
Abstract: A necessidade de ampliar a discussão sobre práticas formativas que dialoguem com a realidade do mercado de trabalho, contribuindo para a formação de professores mais preparados para responder às demandas de uma sociedade complexa e em constante transformação, influenciadas por políticas educacionais, mudanças socioculturais e pela globalização, influenciando principalmente o ensino de línguas estrangeiras no Brasil, levaram à essa pesquisa. A legislação educacional brasileira reconhece a importância do ensino de uma língua estrangeira na formação básica dos estudantes, mas diversos estudos apontam para uma desconexão entre as diretrizes curriculares e a realidade das salas de aula, principalmente na rede pública de ensino (Quevedo-Camargo; Silva, 2017; Oliveira, 2019). Nesse contexto, abordagens alternativas, como o ensino de Línguas para Fins Específicos (LinFE), emergem como possibilidades de ressignificar a prática pedagógica no ensino de línguas, tornando o aprendizado mais conectado com os objetivos acadêmicos e profissionais dos estudantes. Esta pesquisa visa propor uma reflexão sobre a aplicação da abordagem LinFE no IFRJ, tendo como foco a formação docente a partir da experiência de estágio supervisionado. A investigação tem os seguintes objetivos: analisar o papel do estágio na formação de professores de inglês dentro da perspectiva da abordagem LinFE; discutir os impactos dessa experiência para a constituição da identidade docente; e apresentar as potencialidades do ensino de inglês para fins específicos como campo de atuação profissional.
Keywords: Ensino de inglês
Formação docente
Estágio curricular obrigatório
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASMGil.pdf352.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.