Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26904

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O uso de vídeos para estudar matemática no ensino superior durante o ensino remoto emergencial
Author(s)/Inventor(s): Blyth, Yan Robert Ortiz
Advisor: Esquincalha, Agnaldo da Conceição
Abstract: Este trabalho é a continuação de uma pesquisa de iniciação científica, realizada de setembro de 2020 a setembro de 2021, que objetiva entender a relação entre a adoção do Ensino Remoto Emergencial e a prática discente de estudar matemática por vídeos no Ensino Superior. Para alcançar esse objetivo, é necessário entender também as experiências vivenciadas por estudantes com essa mídia ao longo de suas trajetórias acadêmicas. A motivação surgiu no momento de incertezas que pairaram a educação durante a pandemia de covid-19, em particular sobre os seus impactos no uso de vídeos para aprender matemática. A literatura revisada traz um cenário de perspectivas desta mídia enquanto tendência futura nas aulas de matemática, da educação básica e superior, dadas as suas potencialidades técnicas e intrínsecas para a aprendizagem matemática, que podem ser alavancadas pela necessidade de reinventar a aula tradicional a partir de um modelo inteiramente online que se diferencia da educação presencial e da educação a distância. Os dados foram produzidos por meio de um questionário endereçado aos estudantes de Ciências Exatas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, compartilhado em redes sociais, cujo intuito foi compreender se a aprendizagem por meio de vídeos foi significativa em disciplinas de conteúdo matemático. No âmbito da experiência com esta mídia digital, investigou-se a respeito da qualidade, disponibilidade e coerência avaliativa. Os dados apontam para uma intensificação do estudo de matemática por vídeos a partir do Ensino Remoto, mas em caráter complementar. Evidenciam, também, a alta qualidade dos vídeos disponíveis em disciplinas dos semestres iniciais, em contraposição com a escassez em disciplinas avançadas, mas que não atingem o nível exigido nas avaliações. Portanto, propõe-se aos docentes uma abordagem metodológica que utilize o vídeo, simultaneamente com outras práticas docentes, em caráter auxiliar, beneficiando-se de suas características multimodais e intersemióticas para uma melhor aprendizagem matemática.
Keywords: Matemática
Ensino remoto emergencial
Vídeos na educação
Ensino superior
Mathematics
Emergency remote teaching
Videos in education
Higher education
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Production unit: Instituto de Matemática
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 23-Mar-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YROBlyth.pdf634.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.