Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/26904
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | O uso de vídeos para estudar matemática no ensino superior durante o ensino remoto emergencial |
| Author(s)/Inventor(s): | Blyth, Yan Robert Ortiz |
| Advisor: | Esquincalha, Agnaldo da Conceição |
| Abstract: | Este trabalho é a continuação de uma pesquisa de iniciação científica, realizada de setembro de 2020 a setembro de 2021, que objetiva entender a relação entre a adoção do Ensino Remoto Emergencial e a prática discente de estudar matemática por vídeos no Ensino Superior. Para alcançar esse objetivo, é necessário entender também as experiências vivenciadas por estudantes com essa mídia ao longo de suas trajetórias acadêmicas. A motivação surgiu no momento de incertezas que pairaram a educação durante a pandemia de covid-19, em particular sobre os seus impactos no uso de vídeos para aprender matemática. A literatura revisada traz um cenário de perspectivas desta mídia enquanto tendência futura nas aulas de matemática, da educação básica e superior, dadas as suas potencialidades técnicas e intrínsecas para a aprendizagem matemática, que podem ser alavancadas pela necessidade de reinventar a aula tradicional a partir de um modelo inteiramente online que se diferencia da educação presencial e da educação a distância. Os dados foram produzidos por meio de um questionário endereçado aos estudantes de Ciências Exatas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, compartilhado em redes sociais, cujo intuito foi compreender se a aprendizagem por meio de vídeos foi significativa em disciplinas de conteúdo matemático. No âmbito da experiência com esta mídia digital, investigou-se a respeito da qualidade, disponibilidade e coerência avaliativa. Os dados apontam para uma intensificação do estudo de matemática por vídeos a partir do Ensino Remoto, mas em caráter complementar. Evidenciam, também, a alta qualidade dos vídeos disponíveis em disciplinas dos semestres iniciais, em contraposição com a escassez em disciplinas avançadas, mas que não atingem o nível exigido nas avaliações. Portanto, propõe-se aos docentes uma abordagem metodológica que utilize o vídeo, simultaneamente com outras práticas docentes, em caráter auxiliar, beneficiando-se de suas características multimodais e intersemióticas para uma melhor aprendizagem matemática. |
| Keywords: | Matemática Ensino remoto emergencial Vídeos na educação Ensino superior Mathematics Emergency remote teaching Videos in education Higher education |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Production unit: | Instituto de Matemática |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 23-Mar-2022 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Matemática |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| YROBlyth.pdf | 634.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.