Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/26920

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBaroni, Patrícia Raquel-
dc.contributor.authorPacheco, Luana Barbosa-
dc.date.accessioned2025-08-29T15:52:10Z-
dc.date.available2025-08-31T03:00:10Z-
dc.date.issued2024-11-08-
dc.identifier.citationPACHECO, Luana Barbosa. Pedagogia e alfabetização: inquietações de uma pedagoga iniciante. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26920-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.titlePedagogia e alfabetização: inquietações de uma pedagoga iniciantept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2974793513488242pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Josiane-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Allan-
dc.contributor.referee3Abreu, André de Oliveira-
dc.description.resumoO presente trabalho busca reunir narrativas das professoras alfabetizadoras do CESPEB (Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica), que estão matriculadas na turma 2023-2025, na ênfase de Alfabetização: Leitura e Escrita. O objetivo deste trabalho é investigar a prática destas docentes, tecendo concepções de infância e de processos de alfabetização. Para tal, articulamos estas narrativas à produção de Paulo Freire, Magda Soares e Ana Luiza Smolka. Como caminho metodológico optei por me apoiar na metodologia de conversas, entendendo ser um caminho que se compõe por trocas, escuta sensível e os cotidianos. Partindo das minhas inquietações e vivências enquanto estudante concluinte do curso de Pedagogia e interessada no campo das práticas de alfabetização, busquei por experiências a partir da escuta de docentes com um percurso já trilhado nesta temática. Compreendendo que os saberes destas professoras podem contribuir potencialmente em minha formação como pedagoga, trago as narrativas de nove delas que dialogam acerca das suas vivências em turmas de alfabetização. Como conclusões, trago pontos sobre as lacunas da formação e destaco a importância de promover formações continuadas, incentivar a troca de experiências entre educadoras e garantir um ambiente escolar que valorize e dê suporte o trabalho docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LBPacheco.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.