Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/26920
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Baroni, Patrícia Raquel | - |
| dc.contributor.author | Pacheco, Luana Barbosa | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-29T15:52:10Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-31T03:00:10Z | - |
| dc.date.issued | 2024-11-08 | - |
| dc.identifier.citation | PACHECO, Luana Barbosa. Pedagogia e alfabetização: inquietações de uma pedagoga iniciante. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/26920 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| dc.subject | Experiência | pt_BR |
| dc.subject | Formação | pt_BR |
| dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
| dc.title | Pedagogia e alfabetização: inquietações de uma pedagoga iniciante | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2974793513488242 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Soares, Josiane | - |
| dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Allan | - |
| dc.contributor.referee3 | Abreu, André de Oliveira | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho busca reunir narrativas das professoras alfabetizadoras do CESPEB (Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica), que estão matriculadas na turma 2023-2025, na ênfase de Alfabetização: Leitura e Escrita. O objetivo deste trabalho é investigar a prática destas docentes, tecendo concepções de infância e de processos de alfabetização. Para tal, articulamos estas narrativas à produção de Paulo Freire, Magda Soares e Ana Luiza Smolka. Como caminho metodológico optei por me apoiar na metodologia de conversas, entendendo ser um caminho que se compõe por trocas, escuta sensível e os cotidianos. Partindo das minhas inquietações e vivências enquanto estudante concluinte do curso de Pedagogia e interessada no campo das práticas de alfabetização, busquei por experiências a partir da escuta de docentes com um percurso já trilhado nesta temática. Compreendendo que os saberes destas professoras podem contribuir potencialmente em minha formação como pedagoga, trago as narrativas de nove delas que dialogam acerca das suas vivências em turmas de alfabetização. Como conclusões, trago pontos sobre as lacunas da formação e destaco a importância de promover formações continuadas, incentivar a troca de experiências entre educadoras e garantir um ambiente escolar que valorize e dê suporte o trabalho docente. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Pedagogia | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LBPacheco.pdf | 1.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.