Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26928

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoura, Luiz Carlos Feitosa de-
dc.contributor.authorSouza, Oséias Alves Pereira de-
dc.date.accessioned2025-08-30T21:31:13Z-
dc.date.available2025-09-01T03:00:11Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOUZA, Oséias Alves Pereira de. Educação financeira entre microempreendedores do Rio de Janeiro: uma análise da relação entre educação financeira com características pessoais e aspectos do negócio. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26928-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectMicroempreendedorespt_BR
dc.subjectEndividamentopt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.subjectRentabilidadept_BR
dc.titleEducação financeira entre microempreendedores do Rio de Janeiro: uma análise da relação entre educação financeira com características pessoais e aspectos do negóciopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0848696470330673pt_BR
dc.description.resumoEducação financeira é tema relevante para toda a sociedade, permitindo uma melhor tomada de decisão dos indivíduos, quando o assunto é sua vida financeira. Nesse sentido, empreendedores, que lidam com desafios financeiros diariamente, poderiam se beneficiar bastante desse conhecimento. Portanto, esse trabalho se propôs a analisar o nível de educação financeira de microempreendedores do estado do Rio de Janeiro, relacionando com aspectos do negócio: rentabilidade, investimentos e endividamento, além de investigar se este nível é impactado por características socioeconômica e demográficas dos respondentes. A pesquisa pode ser caracterizada com bibliográfica e quantitativa, além de descritiva do ponto de vista dos objetivos, e empírica pelo uso de questionários para coleta de dados. O questionário utilizado foi eletrônico e disponibilizado pela plataforma Google Forms, tendo um total de 40 respondentes. A pesquisa indicou baixo nível de educação financeira entre os microempreendedores, no entanto, estes demonstraram também interesse no tema. Sobre aspectos do negócio, a maioria indicou possuir dívidas, e em relação a investimentos o resultado foi inverso, indicando que apenas a minoria possui investimentos. Apesar disso, os microempreendedores apresentaram uma percepção positiva sobre rentabilidade. Além disso, foram percebidos impactos de aspectos socioeconômicos e demográficos no nível de educação financeira dos microempreendedores, demonstrando que maior a escolaridade e renda pressupõe também maior nível de educação financeira, além de que homens, em média, também apresentaram resultados superiores aos das mulheres.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OAPSouza.pdf533.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.