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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMeirinho, Daniel-
dc.contributor.authorSantos, Rayanne Cristine Abreu dos-
dc.date.accessioned2025-09-01T23:36:19Z-
dc.date.available2025-09-03T03:00:11Z-
dc.date.issued2025-07-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Rayanne Cristine Abreu dos. Menino do Rio: travessias de liberdade e contra-visualidade no audiovisual decolonial. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26938-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrianças negraspt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectMarpt_BR
dc.subjectReparaçãopt_BR
dc.subjectAudiovisual decolonialpt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.titleMenino do Rio : travessias de liberdade e contra-visualidade no audiovisual decolonialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9921846039591174pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7486248039562990pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Renata Nascimento da-
dc.contributor.referee2Cordeiro, Lucas Honorato-
dc.description.resumoEste relatório de pesquisa apresenta a fundamentação teórica, metodológica, estética e poética do curta-metragem Menino do Rio: travessias de liberdade e contra-visualidade no audiovisual decolonial. A pesquisa investiga como o cinema pode ser uma ferramenta de ruptura com as representações estereotipadas da infância negra, propondo uma nova visualidade centrada na liberdade, no afeto e na ancestralidade. A partir da análise crítica de obras como Capitães da Areia e de autoras como bell hooks, Grada Kilomba e Denise Ferreira da Silva, o trabalho defende uma produção audiovisual insurgente e reparadora, onde a imagem deixa de capturar o corpo negro enquanto um fetichismo ou estereótico, para acolher toda sua potência simbólica e dona de si. O mar é utilizado como dispositivo central da narrativa, evocando grandeza, travessia e libertação, através de símbolos de religiões de matriz africana. Além disso, o relatório detalha também o processo de criação do curta-metragem e sua intencionalidade poética como gesto político e estético de resistência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO::RADIODIFUSAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Comunicação - Radialismo

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