Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/26938
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Meirinho, Daniel | - |
| dc.contributor.author | Santos, Rayanne Cristine Abreu dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-01T23:36:19Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-03T03:00:11Z | - |
| dc.date.issued | 2025-07-14 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Rayanne Cristine Abreu dos. Menino do Rio: travessias de liberdade e contra-visualidade no audiovisual decolonial. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/26938 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Crianças negras | pt_BR |
| dc.subject | Audiovisual | pt_BR |
| dc.subject | Liberdade | pt_BR |
| dc.subject | Mar | pt_BR |
| dc.subject | Reparação | pt_BR |
| dc.subject | Audiovisual decolonial | pt_BR |
| dc.subject | Cinema brasileiro | pt_BR |
| dc.title | Menino do Rio : travessias de liberdade e contra-visualidade no audiovisual decolonial | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9921846039591174 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7486248039562990 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Renata Nascimento da | - |
| dc.contributor.referee2 | Cordeiro, Lucas Honorato | - |
| dc.description.resumo | Este relatório de pesquisa apresenta a fundamentação teórica, metodológica, estética e poética do curta-metragem Menino do Rio: travessias de liberdade e contra-visualidade no audiovisual decolonial. A pesquisa investiga como o cinema pode ser uma ferramenta de ruptura com as representações estereotipadas da infância negra, propondo uma nova visualidade centrada na liberdade, no afeto e na ancestralidade. A partir da análise crítica de obras como Capitães da Areia e de autoras como bell hooks, Grada Kilomba e Denise Ferreira da Silva, o trabalho defende uma produção audiovisual insurgente e reparadora, onde a imagem deixa de capturar o corpo negro enquanto um fetichismo ou estereótico, para acolher toda sua potência simbólica e dona de si. O mar é utilizado como dispositivo central da narrativa, evocando grandeza, travessia e libertação, através de símbolos de religiões de matriz africana. Além disso, o relatório detalha também o processo de criação do curta-metragem e sua intencionalidade poética como gesto político e estético de resistência. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO::RADIODIFUSAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Comunicação - Radialismo | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RCASantos.pdf | 807.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.