Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/26952

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Uso da espectroscopia na região do infravermelho médio in situ para análise de vernizes naturalmente envelhecidos na pinacoteca do Museu Dom João VI
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Tatiane Siqueira da Silva de
Tutor: Aguiar, Daniel Lima Marques de
Resumen: Com um acervo composto por obras de diferentes origens e épocas, a pinacoteca do Museu D. João VI (MDJVI) reune uma das mais relevantes coleções relacionadas ao ensino artístico no Brasil. Em vista à variedade de origens e à dispersão temporal do acervo, espera-se ter também uma gama de diferentes vernizes que envelhecem segundo suas propriedades químicas únicas. E, embora cada verniz deva interagir com o tempo (e com o ambiente) de forma diferente, a ausência ou a pouca investigação acerca dos materiais que compõem as obras da pinacoteca do MDJVI não dá à equipe de conservação a oportunidade de traçar as melhores estratégias de ação. Neste contexto, uma técnica de triagem que pode desvelar a identidade dos vernizes aplicados às obras da pinacoteca é a espectroscopia na região do infravermelho médio (FTIR), que registra as absorções de energia de grupos funcionais característicos da amostra analisada, em uma abordagem in situ, i.e. sem a necessidade de coleta de amostra. Em termos práticos, a FTIR é capaz de identificar não apenas diferentes tipos de vernizes, mas também eventuais lesões nas estruturas químicas de um mesmo tipo de verniz. As análises in situ, entretanto, representam um desafio adicional, uma vez que os espectros resultantes podem apresentar artefatos em função do índice de refração dos vernizes - conhecido como sinais de Reststrahlen, o que exige uma etapa de pós-processamento através de algoritmos que implementam a transformação de Kramers-Kronig (KKT). A investigação descrita neste trabalho foi conduzida em 11 pinturas do MDJ VI datadas entre os séculos XVIII e XX. Para aquisição de dados foi utilizado um espectrômetro de reflectância frontal modelo ALPHA II da fabricante BRUKER. As amostras foram coletadas à 256 acumulações (scans) na faixa de 4000 a 400 cm-1. Os espectros brutos coletados foram diretamente comparados através da metodologia de análises non-targeted (NTA) de fingerprint. O desempenho de dois softwares foi comparado, OPUS (BRUKER) e OMNIC (THERMO FISHER), para o tratamento dos sinais de Reststrahlen. Os resultados obtidos a partir do agrupamento dos espectros permitiram compreender que a técnica se mostra viável para uma análise espectral geral, permitindo aos conservadores-restauradores compreender, e.g., a composição química dos materiais e sua estabilidade. Todavia, para a análise de dados quantitativos confiáveis, deve-se considerar sua aplicação correlacionada com outras técnicas auxiliando, assim, na identificação correta do material.
Materia: Espectro infravermelho
Química
FTIR
Infrared spectra
Chemistry
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 19-jul-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : OLIVEIRA, Tatiane Siqueira da Silva de. Uso da espectroscopia na região do infravermelho médio in situ para análise de vernizes naturalmente envelhecidos na pinacoteca do Museu Dom João VI. 2024. 65 f. TCC (Graduação) - Curso de Conservação e Restauração, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Conservação e Restauração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TSSOliveira.pdf2.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.