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http://hdl.handle.net/11422/26969
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| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Góis, Marcos Paulo Ferreira de | - |
| dc.contributor.author | Rocha, Pedro Henrique Rodrigues Maia Barranco | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-04T12:44:12Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-06T03:00:11Z | - |
| dc.date.issued | 2023-07-16 | - |
| dc.identifier.citation | ROCHA, Pedro Henrique Rodrigues Maia Barranco. A experiência dos jogos eletrônicos no ensino da Geografia: como os jogos se apropriaram da Geografia e como os professores podem se apropriar dos jogos. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/26969 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
| dc.subject | Geografia | pt_BR |
| dc.subject | Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Learning | pt_BR |
| dc.subject | Electronic games | pt_BR |
| dc.subject | Geography | pt_BR |
| dc.subject | Teaching | pt_BR |
| dc.subject | Learning | pt_BR |
| dc.title | A experiência dos jogos eletrônicos no ensino da Geografia : como os jogos se apropriaram da Geografia e como os professores podem se apropriar dos jogos | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9118859307157754 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3673942398456636 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorCo1 | Peixoto, Maria Naise | - |
| dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5970519778075202 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Ferreira, Magno de Morais | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3413440897054112 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A utilização de jogos eletrônicos como recursos pedagógicos tem sido efetuada de modo crescente e em um universo onde 3 em cada 4 dos brasileiros estatisticamente jogam ao menos um jogo eletrônico, isto se torna ainda mais relevante. Tais jogos já fazem parte do cotidiano de grande parte dos estudantes de ensino médio e fundamental atualmente, fazendo com que haja hoje uma gama de publicações científicas abordando possibilidades, métodos e respostas sobre esta utilização. Esta discussão alimenta o debate educacional em um período pós ensino remoto, onde novas estratégias de educação são necessárias. Tais estratégias precisam inovar em âmbito remoto e engajar ainda mais os alunos no retorno à modalidade presencial. Estudos direcionam as disciplinas escolares como desfrutadora destes recursos com ampla abrangência e dentro da geografia há espaço para que este método prospere. No Brasil já existem núcleos de pesquisa do ensino médio e fundamental que abordam a utilização de jogos como recurso até mesmo dentro da geografia. O presente estudo tem como principal objetivo discutir o uso de jogos eletrônicos e atividades associadas como recurso didático para o ensino da geografia para alunos de ensino com foco nos segmentos fundamental e médio. Sua finalidade é entender como os jogos se apropriaram da geografia para serem construídos e propor como os professores podem se apropriar dos jogos para ensinar geografia. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Geografia | |
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| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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