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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGóis, Marcos Paulo Ferreira de-
dc.contributor.authorRocha, Pedro Henrique Rodrigues Maia Barranco-
dc.date.accessioned2025-09-04T12:44:12Z-
dc.date.available2025-09-06T03:00:11Z-
dc.date.issued2023-07-16-
dc.identifier.citationROCHA, Pedro Henrique Rodrigues Maia Barranco. A experiência dos jogos eletrônicos no ensino da Geografia: como os jogos se apropriaram da Geografia e como os professores podem se apropriar dos jogos. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26969-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleA experiência dos jogos eletrônicos no ensino da Geografia : como os jogos se apropriaram da Geografia e como os professores podem se apropriar dos jogospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9118859307157754pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3673942398456636pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Peixoto, Maria Naise-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5970519778075202pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Magno de Morais-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3413440897054112pt_BR
dc.description.resumoA utilização de jogos eletrônicos como recursos pedagógicos tem sido efetuada de modo crescente e em um universo onde 3 em cada 4 dos brasileiros estatisticamente jogam ao menos um jogo eletrônico, isto se torna ainda mais relevante. Tais jogos já fazem parte do cotidiano de grande parte dos estudantes de ensino médio e fundamental atualmente, fazendo com que haja hoje uma gama de publicações científicas abordando possibilidades, métodos e respostas sobre esta utilização. Esta discussão alimenta o debate educacional em um período pós ensino remoto, onde novas estratégias de educação são necessárias. Tais estratégias precisam inovar em âmbito remoto e engajar ainda mais os alunos no retorno à modalidade presencial. Estudos direcionam as disciplinas escolares como desfrutadora destes recursos com ampla abrangência e dentro da geografia há espaço para que este método prospere. No Brasil já existem núcleos de pesquisa do ensino médio e fundamental que abordam a utilização de jogos como recurso até mesmo dentro da geografia. O presente estudo tem como principal objetivo discutir o uso de jogos eletrônicos e atividades associadas como recurso didático para o ensino da geografia para alunos de ensino com foco nos segmentos fundamental e médio. Sua finalidade é entender como os jogos se apropriaram da geografia para serem construídos e propor como os professores podem se apropriar dos jogos para ensinar geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Geografia

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