Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/26973

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Uma análise das barreiras digitais em portais de núcleos de acessibilidade de universidades federais brasileiras
Autor(es)/Inventor(es): Gonçalves, Domenica Maria Cioci Ferreira
Orientador: França, Juliana Baptista dos Santos
Resumo: A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), um dos marcos na consolidação dos direitos das pessoas com deficiência, estabelece a acessibilidade web como um direito. Ainda assim, no contexto acadêmico brasileiro, barreiras digitais continuam limitando a participação de estudantes com deficiência. Essa contradição se manifesta de forma especialmente paradoxal nos portais dos Núcleos de Acessibilidade das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), que atuam como principal ponto de contato entre os estudantes e os serviços institucionais essenciais, como solicitações de tradutores ou intérpretes de Libras, tecnologias assistivas, materiais didáticos adaptados, serviços de guia-intérprete e atendimentos especializados. Quando esses portais deixam de cumprir as diretrizes das Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) e do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) ou apresentam problemas de usabilidade que dificultam o acesso a informações e serviços, eles comprometem a autonomia e a permanência estudantil, revelando um contraste entre a política de inclusão e a prática institucional. Partindo do pressuposto de que universidades com maior número de estudantes com deficiência deveriam oferecer portais mais acessíveis, este trabalho estabeleceu como objetivo avaliar a usabilidade e a acessibilidade desses ambientes digitais. A pesquisa formulou a seguinte pergunta: em que medida os portais dos Núcleos de Acessibilidade das Universidades Federais apoiam a inclusão de estudantes com deficiência por meio da usabilidade e da conformidade com diretrizes de acessibilidade? Para responder a essa questão, o estudo adotou um protocolo de avaliação integrado, que combinou validações automáticas (AChecker, AccessMonitor, ASES), verificações manuais (WAVE, Sa11y, inspeção de código-fonte) e avaliações heurísticas de usabilidade e acessibilidade no portal do Núcleo de Acessibilidade da universidade federal com o maior número de estudantes com deficiência de cada macrorregião brasileira. Os resultados revelaram que barreiras digitais significativas ainda persistem, mesmo em portais dedicados à acessibilidade. As falhas mais recorrentes envolveram inconsistências visuais e de comportamento dos elementos e páginas, dificuldades na navegação por teclado e a abertura de novas abas sem qualquer indicação. A análise mostrou que a combinação dos métodos se revelou fundamental para filtrar os falsos positivos das ferramentas automáticas e diferenciar o impacto dos problemas reais para um usuário. Como contribuição, o estudo mapeou as principais barreiras e apresentou um conjunto de recomendações destinadas às equipes de desenvolvimento, com o intuito de promover a conformidade com as diretrizes e aprimorar a usabilidade, transformando esses portais em ferramentas eficazes de inclusão.
Palavras-chave: Acessibilidade web
Avaliação heurística
WCAG
Web accessibility
eMAG
Heuristic evaluation
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Unidade produtora: Instituto de Computação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Ago-2025
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DMCFGonçalves.pdf952.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.