Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26978

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, João Carlos Pereira da-
dc.contributor.authorSouza, Filipe Castelo Branco de-
dc.contributor.authorSilva, João Pedro Cavalcante Mateus da-
dc.date.accessioned2025-09-04T15:59:15Z-
dc.date.available2025-09-06T03:00:11Z-
dc.date.issued2025-08-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26978-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão no ensino superiorpt_BR
dc.subjectCiência da Computaçãopt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectAcademic performancept_BR
dc.subjectComputer Sciencept_BR
dc.subjectDropout in Higher Educationpt_BR
dc.titleAnálise de evasão, retenção e conclusão no curso de Ciência da Computação da UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Valério, Juliana Vianna-
dc.contributor.referee2Rossetto, Silvana-
dc.description.resumoA evasão é um fenômeno recorrente nos cursos de graduação em Ciência da Computação no Brasil, refletindo desafios relacionados à permanência, desempenho e gestão acadêmica. Este trabalho tem como objetivo analisar a trajetória acadêmica dos estudantes do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), considerando os fatores associados à evasão, retenção e desempenho acadêmico. A pesquisa utilizou dados anonimizados de 1.199 alunos ingressantes entre 2010/1 e 2021/1, organizados a partir de uma base que permite a análise por disciplina cursada. Foram observadas elevadas taxas de trancamento e cancelamento, bem como baixa taxa de conclusão no tempo ideal de nove períodos, indicando retenção prolongada. A análise destaca a forte correlação entre o desempenho nas disciplinas iniciais — especialmente aquelas com alta carga matemática, como Cálculo Infinitesimal I — e os desfechos acadêmicos dos estudantes. Os resultados reforçam a importância de mecanismos institucionais que auxiliem na adaptação dos ingressantes e proporcionem suporte acadêmico para mitigar os desafios iniciais do curso, visando à redução da evasão e melhoria nos índices de conclusão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FCBSouza.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.