Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/26978
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Silva, João Carlos Pereira da | - |
| dc.contributor.author | Souza, Filipe Castelo Branco de | - |
| dc.contributor.author | Silva, João Pedro Cavalcante Mateus da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-04T15:59:15Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-06T03:00:11Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-14 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/26978 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Evasão no ensino superior | pt_BR |
| dc.subject | Ciência da Computação | pt_BR |
| dc.subject | Desempenho acadêmico | pt_BR |
| dc.subject | Academic performance | pt_BR |
| dc.subject | Computer Science | pt_BR |
| dc.subject | Dropout in Higher Education | pt_BR |
| dc.title | Análise de evasão, retenção e conclusão no curso de Ciência da Computação da UFRJ | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Valério, Juliana Vianna | - |
| dc.contributor.referee2 | Rossetto, Silvana | - |
| dc.description.resumo | A evasão é um fenômeno recorrente nos cursos de graduação em Ciência da Computação no Brasil, refletindo desafios relacionados à permanência, desempenho e gestão acadêmica. Este trabalho tem como objetivo analisar a trajetória acadêmica dos estudantes do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), considerando os fatores associados à evasão, retenção e desempenho acadêmico. A pesquisa utilizou dados anonimizados de 1.199 alunos ingressantes entre 2010/1 e 2021/1, organizados a partir de uma base que permite a análise por disciplina cursada. Foram observadas elevadas taxas de trancamento e cancelamento, bem como baixa taxa de conclusão no tempo ideal de nove períodos, indicando retenção prolongada. A análise destaca a forte correlação entre o desempenho nas disciplinas iniciais — especialmente aquelas com alta carga matemática, como Cálculo Infinitesimal I — e os desfechos acadêmicos dos estudantes. Os resultados reforçam a importância de mecanismos institucionais que auxiliem na adaptação dos ingressantes e proporcionem suporte acadêmico para mitigar os desafios iniciais do curso, visando à redução da evasão e melhoria nos índices de conclusão. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Computação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Ciência da Computação | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| FCBSouza.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.