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Especie: Tese
Título : Inserção de sistemas solares fotovoltaicos em instituições de ensino : Contribuições à promoção da sustentabilidade
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Maurisete Fernando
Tutor: Freitas, Marcos Aurélio Vasconcelos
Tutor : Silva, Neilton Fidelis da
Resumen: A forma como uma parte significativa dos atores sociais percebe o meio ambiente e formula uma espécie de senso comum, baseada na percepção cotidiana, define uma maneira estatisticamente dominante no modo de compreender o tema da sustentabilidade e agir para sua promoção. Os espaços formais de ensino são vistos como de relevante poder na promoção da sustentabilidade. Assim, além de (re)produtores de conhecimento, esses espaços devem assumir obrigações éticas para incorporar ações cotidianas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Na atualidade, as bases conceituais e justificativas que assistem a inserção das tecnologias renováveis de energia nos espaços de ensino contemplam a apropriação dos conhecimentos, práticas e benefícios da promoção da sustentabilidade. Tal inserção busca promover ações sustentáveis, não somente para usufruir das vantagens da economia de kWh, mas também para disseminar boas práticas, conhecimentos e benefícios socioambientais derivados das tecnologias renováveis de energia, através da incorporação direta ao processo de ensino-aprendizagem e/ou pela formação e capacitação dos atores envolvidos. Nesse contexto, explorando o Projeto de Implantação de Painéis Solares Fotovoltaicos em unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Projeto IFRN Solar, constrói-se um quadro representativo das diferentes percepções dos docentes e discentes quanto à presença da tecnologia fotovoltaica no cotidiano escolar. Apresentam-se também ações necessárias à efetiva contribuição ao processo de ensino-aprendizagem, bem como à publicização e apropriação dos seus benéficos pela sociedade, via políticas públicas dirigidas a uma maior participação dos conteúdos referentes às fontes renováveis na política nacional de educação.
Resumen: The way many social actors apprehend the environment and formulate a type of common sense, which is based on everyday perceptions, defines a statistically prevailing manner of understanding and acting. Formal teaching spaces are acknowledged as relevantly powerful to promote sustainability. Thus, in addition to (re)producing knowledge, such spaces must assume the ethical obligation of incorporating daily actions aimed at sustainable development. Currently, the conceptual bases and grounds for the insertion of renewable energy technologies in teaching spaces entail the appropriation of knowledge, practices and benefits of promoting sustainability. Such an insertion aims at fostering sustainable actions not only for saving kWh, but also for disseminating good practices, knowledge and socio-environmental advantages derived from these renewable energy technologies, by incorporating them into the teachinglearning process and/or by training personnel and students. For this reason the Project for the Implementation of Photovoltaic Solar Panels on campuses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte - Projeto IFRN Solar was explored and a representative board was made containing teachers’ and students’ various perceptions of the presence of photovoltaic technology in everyday school life, accounting for. Some actions are proposed in order to enable Projeto IFRN Solar’s contribution to instruction as well as to the appropriation of its benefits by society and bestowing a greater role to topics related to renewable energy in education, which is proposed by the National Curricular Parameters.
Materia: Energia solar
Energia fotovoltaica
Instituições de ensino
Educação ambiental
Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Políticas públicas de educação
Solar energy
Photovoltaic power systems
Educational institutions
Environmental education
Sustainability
Sustainable development
Educational policy
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::AVALIACAO DE PROJETOS
Programa: Programa de Pós-Graduação em Planejamento Energético
Unidade de producción: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: oct-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FERREIRA, Maurisete Fernando. Inserção de sistemas solares fotovoltaicos em instituições de ensino : Contribuições à promoção da sustentabilidade. 2021. 152 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Planejamento Energético, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021
Aparece en las colecciones: Planejamento Energético

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