Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26998

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFreitas, Marcos Aurélio Vasconcelos-
dc.contributor.authorFerreira, Maurisete Fernando-
dc.date.accessioned2025-09-05T13:45:10Z-
dc.date.available2025-09-07T03:00:10Z-
dc.date.issued2021-10-
dc.identifier.citationFERREIRA, Maurisete Fernando. Inserção de sistemas solares fotovoltaicos em instituições de ensino : Contribuições à promoção da sustentabilidade. 2021. 152 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Planejamento Energético, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26998-
dc.description.abstractThe way many social actors apprehend the environment and formulate a type of common sense, which is based on everyday perceptions, defines a statistically prevailing manner of understanding and acting. Formal teaching spaces are acknowledged as relevantly powerful to promote sustainability. Thus, in addition to (re)producing knowledge, such spaces must assume the ethical obligation of incorporating daily actions aimed at sustainable development. Currently, the conceptual bases and grounds for the insertion of renewable energy technologies in teaching spaces entail the appropriation of knowledge, practices and benefits of promoting sustainability. Such an insertion aims at fostering sustainable actions not only for saving kWh, but also for disseminating good practices, knowledge and socio-environmental advantages derived from these renewable energy technologies, by incorporating them into the teachinglearning process and/or by training personnel and students. For this reason the Project for the Implementation of Photovoltaic Solar Panels on campuses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte - Projeto IFRN Solar was explored and a representative board was made containing teachers’ and students’ various perceptions of the presence of photovoltaic technology in everyday school life, accounting for. Some actions are proposed in order to enable Projeto IFRN Solar’s contribution to instruction as well as to the appropriation of its benefits by society and bestowing a greater role to topics related to renewable energy in education, which is proposed by the National Curricular Parameters.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnergia solarpt_BR
dc.subjectEnergia fotovoltaicapt_BR
dc.subjectInstituições de ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectPolíticas públicas de educaçãopt_BR
dc.subjectSolar energypt_BR
dc.subjectPhotovoltaic power systemspt_BR
dc.subjectEducational institutionspt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectSustainable developmentpt_BR
dc.subjectEducational policypt_BR
dc.titleInserção de sistemas solares fotovoltaicos em instituições de ensino : Contribuições à promoção da sustentabilidadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9945312650468275pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2279431350475750pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Silva, Neilton Fidelis da-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4771027087761821pt_BR
dc.contributor.referee1Castelo Branco, David Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1791602071405740pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Luciano Basto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5048256269029046pt_BR
dc.contributor.referee3Campos, Adriana Fiorotti-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8272405462162388pt_BR
dc.contributor.referee4Araújo, Renato Samuel Barbosa de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8844681795357306pt_BR
dc.description.resumoA forma como uma parte significativa dos atores sociais percebe o meio ambiente e formula uma espécie de senso comum, baseada na percepção cotidiana, define uma maneira estatisticamente dominante no modo de compreender o tema da sustentabilidade e agir para sua promoção. Os espaços formais de ensino são vistos como de relevante poder na promoção da sustentabilidade. Assim, além de (re)produtores de conhecimento, esses espaços devem assumir obrigações éticas para incorporar ações cotidianas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Na atualidade, as bases conceituais e justificativas que assistem a inserção das tecnologias renováveis de energia nos espaços de ensino contemplam a apropriação dos conhecimentos, práticas e benefícios da promoção da sustentabilidade. Tal inserção busca promover ações sustentáveis, não somente para usufruir das vantagens da economia de kWh, mas também para disseminar boas práticas, conhecimentos e benefícios socioambientais derivados das tecnologias renováveis de energia, através da incorporação direta ao processo de ensino-aprendizagem e/ou pela formação e capacitação dos atores envolvidos. Nesse contexto, explorando o Projeto de Implantação de Painéis Solares Fotovoltaicos em unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Projeto IFRN Solar, constrói-se um quadro representativo das diferentes percepções dos docentes e discentes quanto à presença da tecnologia fotovoltaica no cotidiano escolar. Apresentam-se também ações necessárias à efetiva contribuição ao processo de ensino-aprendizagem, bem como à publicização e apropriação dos seus benéficos pela sociedade, via políticas públicas dirigidas a uma maior participação dos conteúdos referentes às fontes renováveis na política nacional de educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Energéticopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::AVALIACAO DE PROJETOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Planejamento Energético

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
953686.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.