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dc.contributor.advisorCosta, Robson Santos-
dc.contributor.authorGuia, Marx Paulo Vargas da-
dc.date.accessioned2016-05-05T17:07:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:32Z-
dc.date.issued2014-12-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/269-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCensurapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectRegime militarpt_BR
dc.subjectAto Institucional número 5pt_BR
dc.subjectPublicações impressaspt_BR
dc.subjectBibliotecapt_BR
dc.titleMemória e esquecimento na censura às publicações impressas no período do AI-5pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7583404045542322pt_BR
dc.contributor.referee1Senna, Ana Maria-
dc.contributor.referee2Oliveira, Antônio José Barbosa de-
dc.description.resumoEssa análise tem por objetivo enfocar os conceitos de memória e compreender o processo de censura a livros e periódicos e a postura das bibliotecas e dos bibliotecários durante o regime militar, especificamente no período que vigorou o Ato Institucional nº5. A pesquisa tem por objetivo compreender e discutir o processo de censura aos livros e publicações periódicas e, observar a situação das bibliotecas e dos bibliotecários frente à imposição da censura. A palavra censura possui um significado que vai muito além de uma simples crítica ou de uma repreensão. Por ela, entende-se o exame à que são submetidos trabalhos artísticos ou informativos, com base em critérios morais ou políticos, para decidir sobre a conveniência de serem ou não liberados para o público em geral. A censura foi um dos instrumentos utilizados para controlar a informação, ocasionando na perda de memórias e destruição de conhecimento. Está forma de repressão atingiu diversos canais de disseminação do conhecimento, como as publicações impressas - livros e periódicos - da época. Algumas publicações foram censuradas antes mesmo de serem publicadas. Com essas memórias suprimidas, parte do pressuposto de que a censura, ao controlar a informação, leva ao apagamento e esquecimento da memória. Pode ser constado através desta análise que, a censura é prejudicial a produção do conhecimento. E que através dela pode-se perceber que toda essa forma de cerceamento da informação nada mais é do que a maneira de mostrar a postura político-ideológica do governo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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