Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/269
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Robson Santos | - |
dc.contributor.author | Guia, Marx Paulo Vargas da | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-05T17:07:04Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:32Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/269 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Censura | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Regime militar | pt_BR |
dc.subject | Ato Institucional número 5 | pt_BR |
dc.subject | Publicações impressas | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca | pt_BR |
dc.title | Memória e esquecimento na censura às publicações impressas no período do AI-5 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7583404045542322 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Senna, Ana Maria | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Antônio José Barbosa de | - |
dc.description.resumo | Essa análise tem por objetivo enfocar os conceitos de memória e compreender o processo de censura a livros e periódicos e a postura das bibliotecas e dos bibliotecários durante o regime militar, especificamente no período que vigorou o Ato Institucional nº5. A pesquisa tem por objetivo compreender e discutir o processo de censura aos livros e publicações periódicas e, observar a situação das bibliotecas e dos bibliotecários frente à imposição da censura. A palavra censura possui um significado que vai muito além de uma simples crítica ou de uma repreensão. Por ela, entende-se o exame à que são submetidos trabalhos artísticos ou informativos, com base em critérios morais ou políticos, para decidir sobre a conveniência de serem ou não liberados para o público em geral. A censura foi um dos instrumentos utilizados para controlar a informação, ocasionando na perda de memórias e destruição de conhecimento. Está forma de repressão atingiu diversos canais de disseminação do conhecimento, como as publicações impressas - livros e periódicos - da época. Algumas publicações foram censuradas antes mesmo de serem publicadas. Com essas memórias suprimidas, parte do pressuposto de que a censura, ao controlar a informação, leva ao apagamento e esquecimento da memória. Pode ser constado através desta análise que, a censura é prejudicial a produção do conhecimento. E que através dela pode-se perceber que toda essa forma de cerceamento da informação nada mais é do que a maneira de mostrar a postura político-ideológica do governo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MPVGuia.pdf | 673.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.