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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCavalcante, Raquel Massad-
dc.contributor.authorCastro, Mariana Vieira de Caiado-
dc.date.accessioned2025-09-05T17:05:18Z-
dc.date.available2025-09-07T03:00:10Z-
dc.date.issued2025-07-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27005-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGasespt_BR
dc.subjectDesign verdept_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleMetodologia de análise de sustentabilidade de sistemas de recuperação de gás em plataforma do tipo FPSOpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1223115132964406pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Queiroz , João Victor Marques de-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2892097559671482pt_BR
dc.contributor.referee1Parente, Andréa Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9458055897856809pt_BR
dc.contributor.referee2Santoro, Leonardo Pascoal Motta-
dc.description.resumoApesar dos avanços da transição energética, a indústria de óleo e gás ainda desempenha papel central na matriz energética global. Diante da intensificação das exigências regulatórias e da pressão global para a redução das emissões de gases de efeito estufa, a indústria offshore tem buscado alternativas para mitigar suas principais fontes de emissões, entre as quais se destacam a queima e a ventilação de gases. Este estudo tem como objetivo comparar a viabilidade técnica, econômica e ambiental de duas alternativas de mitigação em uma unidade de produção do tipo FPSO: a recuperação de gases do flare de alta pressão e a recuperação de gases do vent dos tanques de carga. Para isso, o estudo desenvolve e aplica uma metodologia multicritério que integra indicadores qualitativos, baseados nos Critérios de Design Verde, e quantitativos, permitindo uma avaliação abrangente dos aspectos ambientais e econômicos de cada alternativa. A aplicação da metodologia em um caso prático revela que a recuperação dos gases do vent dos tanques de carga apresenta o maior grau de sustentabilidade, atingindo o valor de 1,00, enquanto a recuperação do flare de alta pressão obteve um grau de 0,19. Apesar de a alternativa do vent demandar um investimento inicial mais elevado, ela se destaca como a opção mais sustentável sob a ótica dos indicadores analisados. O estudo conclui que a metodologia proposta é eficaz para orientar a seleção da tecnologia mais sustentável entre as opções disponíveis, embora ressalte a importância de considerar fatores como a modelagem dos projetos, as premissas adotadas para a composição do gás natural e as variações nos custos dos materiais. Dessa forma, o trabalho contribui para o avanço das práticas de avaliação de sustentabilidade em projetos de redução de emissões na indústria de óleo e gás.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Engenharia Química

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