Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27007

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVivacqua, Adriana Santarosa-
dc.contributor.authorFalheiro, Bruna Pinheiro-
dc.date.accessioned2025-09-05T17:42:33Z-
dc.date.available2025-09-07T03:00:10Z-
dc.date.issued2025-08-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27007-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino interativopt_BR
dc.subjectEstrutura de dadospt_BR
dc.subjectData structurept_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectInterative learningpt_BR
dc.subjectComputer sciencept_BR
dc.titleEDu: plataforma e-learning de estrutura de dados uma abordagem interativa para aprendizado assíncronopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Rossetto, Silvana-
dc.contributor.referee2França, Juliana Baptista dos Santos-
dc.description.resumoO aprendizado de estruturas de dados representa um desafio significativo para estudantes de Ciência da Computação, devido à sua natureza abstrata e complexa. A dificuldade em visualizar e manipular essas estruturas impacta diretamente na compreensão e aplicação prática dos conceitos. Este trabalho apresenta o EDu, uma aplicação desenvolvida para centralizar ferramentas de estudo de estruturas de dados e incorporar interatividade e visualização dinâmica, com o objetivo de facilitar o aprendizado assíncrono e engajar os estudantes. O sistema foi implementado utilizando protótipos interativos e fundamentado em uma pesquisa com alunos, além de benchmarking de ferramentas similares. Durante a fase de testes de usabilidade, o EDu demonstrou eficácia em apoiar o processo de aprendizagem, recebendo feedback positivo quanto à clareza das operações, facilidade de navegação e utilidade dos recursos interativos. Como contribuição, o EDu se destaca por integrar simuladores, exercícios e cursos em uma única plataforma centrada no usuário. Como trabalhos futuros, propõe-se a ampliação do escopo da aplicação, com a inclusão de novos simuladores para outras estruturas de dados, além da implementação de recursos de personalização do ambiente de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPFalheiro.pdf2.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.