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dc.contributor.advisorFrança, Juliana Baptista dos Santos-
dc.contributor.authorSilva, Rafaela Fernandes Monteiro da-
dc.date.accessioned2025-09-05T17:49:30Z-
dc.date.available2025-09-07T03:00:10Z-
dc.date.issued2025-08-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27009-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão acadêmicapt_BR
dc.subjectExperiência do usuáriopt_BR
dc.subjectSistemas acadêmicospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento webpt_BR
dc.subjectAcademic managementpt_BR
dc.subjectUser experiencept_BR
dc.subjectAcademic systemspt_BR
dc.subjectWeb developmentpt_BR
dc.titleGradTrack: aplicação orientada ao usuário para monitoramento e organização de atividades complementares no ensino superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Vivacqua, Adriana Santarosa-
dc.contributor.referee2Valério, Juliana Vianna-
dc.description.resumoO presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma aplicação web voltada à organização acadêmica de estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nomeada GradTrack, a plataforma foi idealizada com base nos princípios do design centrado no usuário e na adoção de metodologias ágeis, com foco na construção de um Produto Mínimo Viável (MVP) funcional, intuitivo e escalável. O objetivo principal da aplicação é auxiliar o aluno na visualização, acompanhamento e gestão das demandas da graduação, com ênfase na conclusão de atividades complementares e no monitoramento de prazos institucionais, como inscrições em disciplinas, emissão de documentos e entrega de comprovantes acadêmicos. O sistema atua em duas frentes principais: (i) o gerenciamento das atividades complementares, incluindo a exibição das atividades aceitas pela universidade, o controle das horas já cumpridas, o tipo de comprovante exigido, além da possibilidade de anexar documentos diretamente na plataforma; e (ii) o monitoramento de prazos institucionais, com a disponibilização de um calendário acadêmico que reúne eventos essenciais como abertura e fechamento de inscrições, períodos de trancamento, entre outros. O escopo inicial do projeto foi delimitado aos alunos do curso de Ciência da Computação da UFRJ, permitindo a personalização da estrutura conforme as normas específicas do Instituto de Computação (IC). Os resultados obtidos até o momento indicam a viabilidade da solução proposta, que oferece aos discentes maior controle sobre sua trajetória acadêmica e promove a autonomia na organização de seus deveres curriculares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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