Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2700
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Robson Santos-
dc.contributor.authorEspadeiro, Renato dos Santos-
dc.date.accessioned2017-08-17T14:20:21Z-
dc.date.available2017-08-19T03:00:20Z-
dc.date.issued2016-07-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2700-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectPrograma Nacional Biblioteca na Escola (PNBE)pt_BR
dc.subjectBiblioteca Escolarpt_BR
dc.subjectBibliotecário Escolarpt_BR
dc.titlePrograma Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), as histórias em quadrinhos e o papel do bibliotecário.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Senna, Ana-
dc.contributor.referee2Dantas, Regina Maria Macedo Costa-
dc.description.resumoAs Histórias em quadrinhos são uma linguagem única que se desenvolveu ao longo do tempo com diálogos com outras linguagens, conjuntamente a uma facilidade de dialogar com leitores das mais diversas idades, as caracterizaram como uma das linguagens mais influentes no mundo. Sua utilização como ferramenta artística, de entretenimento e educacional no Brasil vem aumentando gradativamente através do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). O PNBE é um programa criado em 1997 que inclui as histórias em quadrinhos nos acervos das bibliotecas escolares públicas do país, compreendendo-as como uma linguagem relevante no processo de ensino e aprendizado. O Bibliotecário, que dentre diversas atribuições inclui-se a de difusor cultural e educador, deve conhecer mais profundamente essa mídia para aproveitar todo o seu potencial como instrumento de auxílio no processo educacional. Esse trabalho pretende apresentar o PNBE e pelo uso de questionários, verificar a visão dos bibliotecários escolares acerca do programa e sobre a inserção das histórias em quadrinhos nos acervos das bibliotecas escolares. Concluímos que os bibliotecários atualmente atribuem relevância as histórias em quadrinhos no acervo de suas bibliotecas, apesar de ainda não as utilizarem em todo o seu potencial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RSEspadeiro.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.