Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2700
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Robson Santos | - |
dc.contributor.author | Espadeiro, Renato dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-17T14:20:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:06Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2700 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Escolar | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecário Escolar | pt_BR |
dc.title | Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), as histórias em quadrinhos e o papel do bibliotecário. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Senna, Ana | - |
dc.contributor.referee2 | Dantas, Regina Maria Macedo Costa | - |
dc.description.resumo | As Histórias em quadrinhos são uma linguagem única que se desenvolveu ao longo do tempo com diálogos com outras linguagens, conjuntamente a uma facilidade de dialogar com leitores das mais diversas idades, as caracterizaram como uma das linguagens mais influentes no mundo. Sua utilização como ferramenta artística, de entretenimento e educacional no Brasil vem aumentando gradativamente através do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). O PNBE é um programa criado em 1997 que inclui as histórias em quadrinhos nos acervos das bibliotecas escolares públicas do país, compreendendo-as como uma linguagem relevante no processo de ensino e aprendizado. O Bibliotecário, que dentre diversas atribuições inclui-se a de difusor cultural e educador, deve conhecer mais profundamente essa mídia para aproveitar todo o seu potencial como instrumento de auxílio no processo educacional. Esse trabalho pretende apresentar o PNBE e pelo uso de questionários, verificar a visão dos bibliotecários escolares acerca do programa e sobre a inserção das histórias em quadrinhos nos acervos das bibliotecas escolares. Concluímos que os bibliotecários atualmente atribuem relevância as histórias em quadrinhos no acervo de suas bibliotecas, apesar de ainda não as utilizarem em todo o seu potencial. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RSEspadeiro.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.