Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27021

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMaimon, Dalia-
dc.contributor.authorRodrigues, João Pedro Souza-
dc.date.accessioned2025-09-08T15:01:36Z-
dc.date.available2025-09-10T03:00:10Z-
dc.date.issued2023-04-20-
dc.identifier.citationRODRIGUES, João Pedro Souza. Comercialização de vestuários e eletrônicos de segunda mão no contexto da pandemia da covid-19: estudo de casos OLX e Enjoei. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27021-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.subjectEconomia compartilhadapt_BR
dc.subjectEconomia comportamentalpt_BR
dc.subjectE-commercept_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.titleComercialização de vestuários e eletrônicos de segunda mão no contexto da pandemia da covid-19: estudo de casos OLX e Enjoeipt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3643885957747198pt_BR
dc.contributor.referee1La Rovere, Renata Lèbre-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861424806494103pt_BR
dc.contributor.referee2Pfeiffer, Cláudia Ribeiro-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar a mudança do comportamento do Consumidor no contexto da Economia Comportamental e do e-commerce, a partir de 2020, início da pandemia do COVID-19. A pandemia teve um duplo efeito sobre o e-commerce, por um lado expandiu o número de consumidores com o lockdown, atraindo consumidores mais velhos; e por outro expandindo o mercado de produtos de segunda mão, dada a redução da renda e emprego. Parte-se da contextualização de teorias econômicas como a teoria do consumidor e abordagem da economia comportamental para a mudança da tomada de decisão e preferência do bem. Em seguida apresenta-se os impactos da pandemia da Covid-19 na economia brasileira e o crescimento do mercado de produtos de segunda mão, focando nos produtos de vestuário e eletrônicos. Recorre-se a dois cases de e-commerce das empresas OLX e Enjoei que constituem seus negócios centrados neste tipo de produtos focando no vestuário e eletrônicos, mapeando os dados de tráfego dos respectivos sites, nos anos de 2020 e 2021.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JPSRodrigues.pdf782.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.