Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/27030
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | A cibercultura no ensino de química: empregando o chat GPT para desenvolver uma sequência didática sobre o aquecimento Global |
| Autor(es)/Inventor(es): | Almeida, Diego Pinto de |
| Tutor: | Silva, Célia Regina de Sousa da |
| Tutor : | Tamiasso-Martinhon, Priscila |
| Resumen: | A intensificação do efeito estufa, provocada por ações antrópicas, como a queima de combustíveis fósseis e atividades industriais, têm aumentado a temperatura da Terra, resultando no aquecimento global. Nesse contexto, a Educação Ambiental é fundamental para formar cidadãos conscientes e ativos, e o ensino de Química é essencial para fornecer a base científica necessária para compreender e enfrentar as mudanças climáticas. Este trabalho tem como objetivo implementar um protocolo para viabilizar o uso da Inteligência Artificial (IA) pelos professores na produção de materiais didáticos relacionados ao aquecimento global, ampliando a reflexão crítica docente quanto ao uso dessas tecnologias. A metodologia adotada é de natureza qualitativa descritiva, fundamentada na perspectiva Discente~Docente~Aprendente (DDA), experienciada no diálogo e na criticidade para a construção do conhecimento. O percurso metodológico foi dividido em três etapas. Na primeira etapa, foram elaborados prompts para a criação de um questionário inicial, uma lista de exercícios e a proposta da Sequência Didática (SD), os quais foram analisados pelo docente, considerando sua coerência com os objetivos de aprendizagem estabelecidos. A segunda etapa envolveu a simulação virtual PhET Efeito Estufa, como recurso multimídia interativo. E a terceira etapa consistiu na elaboração da SD por meio do ChatGPT. A pesquisa está alicerçada na Teoria Humanista de Carl Rogers, que propõe uma abordagem centrada no aluno, com o professor atuando como facilitador da aprendizagem. Essa abordagem visa desenvolver a autonomia dos discentes e fomentar uma participação ativa, incentivando o despertar de uma consciência crítica que os leve a buscar soluções para mitigar os problemas socioambientais. Embora a SD não tenha sido aplicada, os resultados parciais obtidos indicam que o Chat GPT pode ser um aliado na educação, auxiliando professores na criação de materiais didáticos para facilitar a aprendizagem de conceitos químicos e temas contemporâneos. Assim, este trabalho contribuiu significativamente para a formação do discente como futuro docente, promovendo reflexões sobre o uso pedagógico da IA no ensino de Química. |
| Materia: | Carl Rogers Educação ambiental Efeito estufa Inteligência artificial |
| Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Unidade de producción: | Instituto de Química |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 28-abr-2025 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | Química |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DPAlmeida.pdf | 1.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.