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http://hdl.handle.net/11422/27030
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | A cibercultura no ensino de química: empregando o chat GPT para desenvolver uma sequência didática sobre o aquecimento Global |
| Autor(es)/Inventor(es): | Almeida, Diego Pinto de |
| Orientador: | Silva, Célia Regina de Sousa da |
| Coorientador: | Tamiasso-Martinhon, Priscila |
| Resumo: | A intensificação do efeito estufa, provocada por ações antrópicas, como a queima de combustíveis fósseis e atividades industriais, têm aumentado a temperatura da Terra, resultando no aquecimento global. Nesse contexto, a Educação Ambiental é fundamental para formar cidadãos conscientes e ativos, e o ensino de Química é essencial para fornecer a base científica necessária para compreender e enfrentar as mudanças climáticas. Este trabalho tem como objetivo implementar um protocolo para viabilizar o uso da Inteligência Artificial (IA) pelos professores na produção de materiais didáticos relacionados ao aquecimento global, ampliando a reflexão crítica docente quanto ao uso dessas tecnologias. A metodologia adotada é de natureza qualitativa descritiva, fundamentada na perspectiva Discente~Docente~Aprendente (DDA), experienciada no diálogo e na criticidade para a construção do conhecimento. O percurso metodológico foi dividido em três etapas. Na primeira etapa, foram elaborados prompts para a criação de um questionário inicial, uma lista de exercícios e a proposta da Sequência Didática (SD), os quais foram analisados pelo docente, considerando sua coerência com os objetivos de aprendizagem estabelecidos. A segunda etapa envolveu a simulação virtual PhET Efeito Estufa, como recurso multimídia interativo. E a terceira etapa consistiu na elaboração da SD por meio do ChatGPT. A pesquisa está alicerçada na Teoria Humanista de Carl Rogers, que propõe uma abordagem centrada no aluno, com o professor atuando como facilitador da aprendizagem. Essa abordagem visa desenvolver a autonomia dos discentes e fomentar uma participação ativa, incentivando o despertar de uma consciência crítica que os leve a buscar soluções para mitigar os problemas socioambientais. Embora a SD não tenha sido aplicada, os resultados parciais obtidos indicam que o Chat GPT pode ser um aliado na educação, auxiliando professores na criação de materiais didáticos para facilitar a aprendizagem de conceitos químicos e temas contemporâneos. Assim, este trabalho contribuiu significativamente para a formação do discente como futuro docente, promovendo reflexões sobre o uso pedagógico da IA no ensino de Química. |
| Palavras-chave: | Carl Rogers Educação ambiental Efeito estufa Inteligência artificial |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Unidade produtora: | Instituto de Química |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 28-Abr-2025 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | Química |
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