Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27057

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise das discussões sobre o ensino de didática em pesquisas e artigos científicos: perspectivas e contribuições entre 2020 e 2024
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Isabela do Patrocínio Rodrigues dos
Orientador: Silva, Rita de Cassia de Oliveira e
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo analisar as discussões sobre o ensino de didática, com foco em pesquisas publicadas entre os anos de 2020 e 2024. Nessa pesquisa também é abordado como a pandemia de COVID-19 influenciou o ensino da didática, além de explorar o conceito de didática intercultural. A pesquisa se concentra em três eixos principais: o impacto da pandemia no ensino de didática, a formação de professores, e a inclusão de uma didática intercultural nos processos de ensino-aprendizagem. Para isso, foi realizada uma análise qualitativa de artigos encontrados na Revista e Educação, com destaque para temas como o processo de ensino-aprendizagem, formação de professores, desigualdade de acesso à tecnologia, adaptação ao ensino remoto e eixos de uma didática intercultural e decolonizadora. Por fim, o trabalho conclui que o ensino de didática durante o período analisado foi marcado por desafios significativos, mas também por oportunidades e inovações, especialmente com a adoção de uma abordagem crítica, reflexiva e intercultural.
Palavras-chave: Didática
Formação de professores
Pandemias
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Dez-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Isabela do Patrocínio Rodrigues dos. Análise das discussões sobre o ensino de Didática em pesquisas e artigos científicos: perspectivas e contribuições entre 2020 e 2024. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IPRSantos.pdf214.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.