Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/27057
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Análise das discussões sobre o ensino de didática em pesquisas e artigos científicos: perspectivas e contribuições entre 2020 e 2024 |
| Autor(es)/Inventor(es): | Santos, Isabela do Patrocínio Rodrigues dos |
| Orientador: | Silva, Rita de Cassia de Oliveira e |
| Resumo: | Essa pesquisa tem como objetivo analisar as discussões sobre o ensino de didática, com foco em pesquisas publicadas entre os anos de 2020 e 2024. Nessa pesquisa também é abordado como a pandemia de COVID-19 influenciou o ensino da didática, além de explorar o conceito de didática intercultural. A pesquisa se concentra em três eixos principais: o impacto da pandemia no ensino de didática, a formação de professores, e a inclusão de uma didática intercultural nos processos de ensino-aprendizagem. Para isso, foi realizada uma análise qualitativa de artigos encontrados na Revista e Educação, com destaque para temas como o processo de ensino-aprendizagem, formação de professores, desigualdade de acesso à tecnologia, adaptação ao ensino remoto e eixos de uma didática intercultural e decolonizadora. Por fim, o trabalho conclui que o ensino de didática durante o período analisado foi marcado por desafios significativos, mas também por oportunidades e inovações, especialmente com a adoção de uma abordagem crítica, reflexiva e intercultural. |
| Palavras-chave: | Didática Formação de professores Pandemias |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO |
| Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 1-Dez-2024 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | SANTOS, Isabela do Patrocínio Rodrigues dos. Análise das discussões sobre o ensino de Didática em pesquisas e artigos científicos: perspectivas e contribuições entre 2020 e 2024. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| IPRSantos.pdf | 214.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.