Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27057

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSilva, Rita de Cassia de Oliveira e-
dc.contributor.authorSantos, Isabela do Patrocínio Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2025-09-09T20:03:21Z-
dc.date.available2025-09-11T03:00:10Z-
dc.date.issued2024-12-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Isabela do Patrocínio Rodrigues dos. Análise das discussões sobre o ensino de Didática em pesquisas e artigos científicos: perspectivas e contribuições entre 2020 e 2024. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27057-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.titleAnálise das discussões sobre o ensino de didática em pesquisas e artigos científicos: perspectivas e contribuições entre 2020 e 2024pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5221739281762579pt_BR
dc.contributor.referee1Houri, Mônica de Souza-
dc.contributor.referee2Barbosa, Juliana de Souza-
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como objetivo analisar as discussões sobre o ensino de didática, com foco em pesquisas publicadas entre os anos de 2020 e 2024. Nessa pesquisa também é abordado como a pandemia de COVID-19 influenciou o ensino da didática, além de explorar o conceito de didática intercultural. A pesquisa se concentra em três eixos principais: o impacto da pandemia no ensino de didática, a formação de professores, e a inclusão de uma didática intercultural nos processos de ensino-aprendizagem. Para isso, foi realizada uma análise qualitativa de artigos encontrados na Revista e Educação, com destaque para temas como o processo de ensino-aprendizagem, formação de professores, desigualdade de acesso à tecnologia, adaptação ao ensino remoto e eixos de uma didática intercultural e decolonizadora. Por fim, o trabalho conclui que o ensino de didática durante o período analisado foi marcado por desafios significativos, mas também por oportunidades e inovações, especialmente com a adoção de uma abordagem crítica, reflexiva e intercultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
IPRSantos.pdf214.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.