Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/27057
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Silva, Rita de Cassia de Oliveira e | - |
| dc.contributor.author | Santos, Isabela do Patrocínio Rodrigues dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-09T20:03:21Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-11T03:00:10Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Isabela do Patrocínio Rodrigues dos. Análise das discussões sobre o ensino de Didática em pesquisas e artigos científicos: perspectivas e contribuições entre 2020 e 2024. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27057 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Didática | pt_BR |
| dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
| dc.subject | Pandemias | pt_BR |
| dc.title | Análise das discussões sobre o ensino de didática em pesquisas e artigos científicos: perspectivas e contribuições entre 2020 e 2024 | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5221739281762579 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Houri, Mônica de Souza | - |
| dc.contributor.referee2 | Barbosa, Juliana de Souza | - |
| dc.description.resumo | Essa pesquisa tem como objetivo analisar as discussões sobre o ensino de didática, com foco em pesquisas publicadas entre os anos de 2020 e 2024. Nessa pesquisa também é abordado como a pandemia de COVID-19 influenciou o ensino da didática, além de explorar o conceito de didática intercultural. A pesquisa se concentra em três eixos principais: o impacto da pandemia no ensino de didática, a formação de professores, e a inclusão de uma didática intercultural nos processos de ensino-aprendizagem. Para isso, foi realizada uma análise qualitativa de artigos encontrados na Revista e Educação, com destaque para temas como o processo de ensino-aprendizagem, formação de professores, desigualdade de acesso à tecnologia, adaptação ao ensino remoto e eixos de uma didática intercultural e decolonizadora. Por fim, o trabalho conclui que o ensino de didática durante o período analisado foi marcado por desafios significativos, mas também por oportunidades e inovações, especialmente com a adoção de uma abordagem crítica, reflexiva e intercultural. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Pedagogia | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| IPRSantos.pdf | 214.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.