Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/27059
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Baroni, Patrícia Raquel | - |
| dc.contributor.author | Silva, Ingrid de Paula da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-09T20:22:05Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-11T03:00:10Z | - |
| dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Ingrid de Paula da. Conversas com professoras: tessitura de saberes necessários à prática educativa nos cotidianos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27059 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Professores | pt_BR |
| dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
| dc.title | Conversas com professoras: tessitura de saberes necessários à prática educativa nos cotidianos | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2974793513488242 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Constant, Elaine | - |
| dc.contributor.referee2 | Abreu, André Luís de | - |
| dc.description.resumo | A presente monografia tem como tema os saberes necessários à prática educativa. Como objetivo, busca-se elencar um conjunto de conhecimentos que se constituem no âmbito da prática cotidiana docente. Enquanto caminhos metodológicos, optou-se pela metodologia de conversas em diálogo com a pesquisa narrativa. Foram feitas conversas com três professoras atuantes em escolas públicas e privadas, na etapa do Ensino Fundamental I. Para tal, a escolha desse nicho de profissionais partiu do entendimento de suas autorias, pertencimento a este espaço e conhecimento gerado nele. A fim de que, através de suas narrativas formativas e cotidianas, seja possível encontrar pistas tanto para tecer quanto recalcular a caminhada, por compreender a condição de incompletude enquanto seres humanos. No que tange à abordagem teórica em diálogo nesta produção, foram utilizados os conceitos presentes na produção de Freire no livro Pedagogia da Autonomia: os saberes necessários à prática educativa para discutir o que as docentes trazem sobre conceitos de formação continuada, ação reflexiva, consciente e inacabada. Outrossim, para discutir cotidiano, sua incontrolabilidade, produção e formação foram utilizados os conceitos de Humberto Maturana: a reformulação da experiência a partir da aceitação do outro, Nilda Alves: agente produtor na vivência da sua prática diária e tessitura dos conhecimentos ao longo da trajetória de vida e Mitsi Lacerda: Paradigma da professora pesquisadora. Como conclusões, uma carta reflexiva e convidativa é dirigida a todos os docentes. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Pedagogia | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| IPSilva.pdf | 320.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.