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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBaroni, Patrícia Raquel-
dc.contributor.authorMaillard, Tatiana Borges Amado-
dc.date.accessioned2025-09-15T23:04:07Z-
dc.date.available2025-09-17T03:00:11Z-
dc.date.issued2025-05-23-
dc.identifier.citationMAILLARD, Tatiana Borges Amado. Vozes que educam: narrativas e reflexões sobre a comunicação não-violenta na prática docente dos anos iniciais. 2025. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27081-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEducação para a tolerânciapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectEducação para o diálogopt_BR
dc.subjectColégio de Aplicação da UFRJpt_BR
dc.titleVozes que educam : narrativas e reflexões sobre a comunicação não-violenta na prática docente dos anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2974793513488242pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2533610373875166pt_BR
dc.contributor.referee1Cerdas, Luciene-
dc.contributor.referee2Oliveira, Fernanda Lahtermaher-
dc.description.resumoA Comunicação Não-Violenta (CNV), proposta por Marshall Rosenberg (2006), entende a comunicação como um caminho de conexão empática e construção de relações mais humanas. É por meio dela que sentimentos se expressam, relações se fortalecem e conhecimentos se constroem. No âmbito da educação, comunicar-se não apenas viabiliza o ensino, mas é um espaço de encontro, onde professores(as) e estudantes se afetam, se reconhecem e se transformam. Pensando por essa perspectiva, essa pesquisa tem como objetivo principal investigar a importância da Comunicação Não-Violenta na formação docente, analisando de que forma ela está presente e influencia a prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental no CAp-UFRJ. Para isso, o trabalho estrutura-se em três capítulos: 1. Fundamentação teórica, reunindo contribuições de autores como bell hooks (2013) e Paulo Freire (2020), que refletem sobre o papel do diálogo, do afeto e da comunicação na construção do ato educativo; 2. Referencial metodológico, adotando uma abordagem qualitativa baseada na análise de narrativas de professoras do CAp-UFRJ; 3. Pesquisa de campo e a análise dos dados, explorando as práticas comunicativas observadas e suas implicações nas relações escolares. Os resultados indicam aproximações aos princípios da CNV nas ações das professoras, mas também revelam desafios, como limites emocionais, tensões institucionais e descompassos entre intenção e prática, reconhecendo a necessidade de formação teórica em CNV na formação docente. Sustentar práticas pedagógicas éticas e humanas exige sensibilidade, rigor e o compromisso esperançoso com a transformação educativa. Diante disso, é urgente reconhecer a centralidade da comunicação nos processos educativos e lutar para que os espaços escolares garantam as condições necessárias para que os professores não apenas sobrevivam, mas floresçam em suas práticas. Palavras-chave: Comunicação Não-Violenta; Diálogo, Narrativas, Prática Pedagógica; Formação docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

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