Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/27081
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Baroni, Patrícia Raquel | - |
| dc.contributor.author | Maillard, Tatiana Borges Amado | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-15T23:04:07Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-17T03:00:11Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-23 | - |
| dc.identifier.citation | MAILLARD, Tatiana Borges Amado. Vozes que educam: narrativas e reflexões sobre a comunicação não-violenta na prática docente dos anos iniciais. 2025. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27081 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Comunicação | pt_BR |
| dc.subject | Educação para a tolerância | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
| dc.subject | Narrativas | pt_BR |
| dc.subject | Educação para o diálogo | pt_BR |
| dc.subject | Colégio de Aplicação da UFRJ | pt_BR |
| dc.title | Vozes que educam : narrativas e reflexões sobre a comunicação não-violenta na prática docente dos anos iniciais | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2974793513488242 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2533610373875166 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Cerdas, Luciene | - |
| dc.contributor.referee2 | Oliveira, Fernanda Lahtermaher | - |
| dc.description.resumo | A Comunicação Não-Violenta (CNV), proposta por Marshall Rosenberg (2006), entende a comunicação como um caminho de conexão empática e construção de relações mais humanas. É por meio dela que sentimentos se expressam, relações se fortalecem e conhecimentos se constroem. No âmbito da educação, comunicar-se não apenas viabiliza o ensino, mas é um espaço de encontro, onde professores(as) e estudantes se afetam, se reconhecem e se transformam. Pensando por essa perspectiva, essa pesquisa tem como objetivo principal investigar a importância da Comunicação Não-Violenta na formação docente, analisando de que forma ela está presente e influencia a prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental no CAp-UFRJ. Para isso, o trabalho estrutura-se em três capítulos: 1. Fundamentação teórica, reunindo contribuições de autores como bell hooks (2013) e Paulo Freire (2020), que refletem sobre o papel do diálogo, do afeto e da comunicação na construção do ato educativo; 2. Referencial metodológico, adotando uma abordagem qualitativa baseada na análise de narrativas de professoras do CAp-UFRJ; 3. Pesquisa de campo e a análise dos dados, explorando as práticas comunicativas observadas e suas implicações nas relações escolares. Os resultados indicam aproximações aos princípios da CNV nas ações das professoras, mas também revelam desafios, como limites emocionais, tensões institucionais e descompassos entre intenção e prática, reconhecendo a necessidade de formação teórica em CNV na formação docente. Sustentar práticas pedagógicas éticas e humanas exige sensibilidade, rigor e o compromisso esperançoso com a transformação educativa. Diante disso, é urgente reconhecer a centralidade da comunicação nos processos educativos e lutar para que os espaços escolares garantam as condições necessárias para que os professores não apenas sobrevivam, mas floresçam em suas práticas. Palavras-chave: Comunicação Não-Violenta; Diálogo, Narrativas, Prática Pedagógica; Formação docente. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Pedagogia | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TBAMaillard.pdf | 361.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.