Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27090

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Educar com natureza: por uma educação infantil de corpo inteiro
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Amanda Mendes Pessôa dos
Orientador: Arenhart, Deise
Resumo: Esta monografia investiga a desconexão histórica entre seres humanos e as outras formas de natureza, destacando como o dualismo cartesiano — que separa mente e corpo e posiciona a humanidade como dominadora da natureza — moldou a estrutura atual dos espaços educacionais, frequentemente rígidos e desprovidos de ambientes e materiais naturais. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as práticas educativas na Educação Infantil e explorar possibilidades de aprender de corpo inteiro, com/na e como natureza, de forma a potencializar o aprendizado e restaurar a nossa relação simbiótica com todas as manifestações da natureza. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e entrevistas com professoras do projeto de extensão “Corpo, Infância e Experiência: a formação de professores pelas trilhas da natureza, das artes e do brincar” da UFRJ, que oferecem perspectivas teóricas e práticas na direção de problematizar essa desconexão e construir perspectivas para a educação infantil em que a natureza seja vivida como direito e afeto. O estudo revela que a arquitetura e as práticas escolares tradicionais, focadas no controle dos corpos e na transmissão de conhecimento teórico, perpetuam uma visão fragmentada da existência humana. Em contraste, propõe-se a necessidade de uma reconexão sensível e experiencial com a natureza, especialmente para o desenvolvimento integral das crianças. Ao integrar elementos orgânicos nos espaços educativos, não como recursos utilitários, mas como partes vivas de um todo interdependente, promovemos respeito, cuidado e um consumo mais consciente. Inspirando-se no organicismo de Ailton Krenak e resgatando a ética da harmonia com o planeta, esta monografia defende que a infância deve ser vivida em ambientes que cultivem o pertencimento ecológico, formando indivíduos mais conscientes e responsáveis diante das crises ambientais contemporâneas.
Palavras-chave: Educação infantil
Práticas educativas
Formação docente
Natureza
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Nov-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Amanda Mendes Pessôa dos. Educar com natureza: por uma educação infantil de corpo inteiro. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
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