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dc.contributor.advisorAssis, Juliana de-
dc.contributor.authorSilva, Francini Rodrigues da-
dc.date.accessioned2017-08-17T18:23:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:06Z-
dc.date.issued2016-07-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2709-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFontes de informaçãopt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectNetnografiapt_BR
dc.titleFontes de informação e a construção de tendências na área da modapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5145990449048312pt_BR
dc.contributor.referee1Zattar, Marianna-
dc.contributor.referee2Moura, Maria Aparecida-
dc.contributor.referee3Oliveira, Ana Carolina Delgado de-
dc.description.resumoAborda as fontes de informação na pesquisa de tendências na área da Moda, a escolha por este tema de pesquisa justifica-se pelo seu caráter inovador para o campo da Ciência da Informação e da Biblioteconomia, e pelo interesse profissional e pessoal da autora. Este estudo reconhece o profissional da informação (bibliotecário) como colaborador das equipes de produção de tendências na área da moda, e destaca o potencial do profissional no desenvolvimento de produtos e serviços que atendam às necessidades de informação do referido público. O objetivo deste estudo é identificar os tipos de fontes de informação utilizadas no processo de construção de Tendências no âmbito da Moda. Os principais conceitos abordados são: Fontes de informação; Tipologias das fontes de informação; Fonte de informação especializada; Moda; Histórico da Moda; Tendências; e Pesquisa de Tendências. Trata-se de um estudo exploratório que utilizou a Netnografia como abordagem metodológica, e o questionário semi-estruturado como técnica de coleta de dados. O campo empírico da pesquisa foi composto pela blogosfera, da qual foram selecionados e monitorados 8 blogs a partir dos quais foram identificados atores relacionados a área de pesquisa de tendências na Moda. Com base nos dados obtidos foram estabelecidas quatro categorias de análise: Formação; Relevância das fontes; Metodologia; e Fontes de informação. Como resultado foi possível perceber que a partir da multiplicidade das áreas de formação dos pesquisadores de Tendências, as fontes de informação são variadas e utilizadas de modo híbrido, onde o uso das fontes alternativas (sites especializados, blogs, participação em bate papos, workshop, comportamentos e manifestações culturais) não exclui o uso de fontes tradicionais (revistas, jornais e publicações). Ao longo deste estudo foi possível observar a relevância das fontes de informação na pesquisa de tendências, a partir das mídias sociais, pois facilitam a identificação e o compartilhamento de informações, podendo ser consideradas uma fonte de informação estratégica e instrumento para o desenvolvimento de produtos e serviços. Os dados coletados pelos pesquisadores derivados dos mapeamentos das fontes no ambiente web permitem que o pesquisador identifique comportamentos de determinada comunidade ou grupo, a ponto de ser tornarem projeções que apontam para um futuro específico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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