Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27101
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Kilduff, Fernanda | - |
| dc.contributor.author | Alvarenga, Aline da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-16T21:08:49Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-18T03:00:12Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
| dc.identifier.citation | ALVARENGA, Aline da Silva. Extensão universitária: considerações sobre o seu contexto histórico e a experiência de curricularização na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27101 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Serviço Social | pt_BR |
| dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
| dc.title | Extensão universitária: considerações sobre o seu contexto histórico e a experiência de curricularização na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4524971008153216 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Jaumont, Jonathan | - |
| dc.contributor.referee2 | Dal Moro, Maristela | - |
| dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) abordou a extensão universitária, com foco na sua contextualização histórica e na experiência de curricularização da carga horária de extensão na Escola de Serviço Social (ESS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo geral consistiu em explorar a trajetória da extensão universitária em uma perspectiva de seu processo histórico, com ênfase na implementação da carga horária obrigatória na ESS/UFRJ, através do detalhamento de um ajuste curricular do curso de Serviço Social da UFRJ. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, combinando revisão bibliográfica e Diários de Campo. A revisão bibliográfica serviu como base teórica para entender a extensão universitária, enquanto os Diários de Campo registravam observações reflexivas durante o Estágio Supervisionado em Serviço Social. Os resultados mostraram a relevância da extensão como ferramenta de transformação social e os desafios que envolvem sua implementação, principalmente em contextos de expressões da Questão Social, estudantes trabalhadores e falta de acessibilidade e infraestrutura para PCDs. O estudo demonstra resultados que destacam a importância da extensão universitária como elemento de inclusão e transformação social, mas também revelam os desafios enfrentados durante esse processo de prática, sublinhando a necessidade de um compromisso ético e político para superar os desafios e promover uma universidade que promova o acesso e a permanência para toda a comunidade acadêmica. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Serviço Social | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ASAlvarenga.pdf | 13.54 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.