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dc.contributor.advisorKilduff, Fernanda-
dc.contributor.authorAlvarenga, Aline da Silva-
dc.date.accessioned2025-09-16T21:08:49Z-
dc.date.available2025-09-18T03:00:12Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.citationALVARENGA, Aline da Silva. Extensão universitária: considerações sobre o seu contexto histórico e a experiência de curricularização na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27101-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.titleExtensão universitária: considerações sobre o seu contexto histórico e a experiência de curricularização na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4524971008153216pt_BR
dc.contributor.referee1Jaumont, Jonathan-
dc.contributor.referee2Dal Moro, Maristela-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) abordou a extensão universitária, com foco na sua contextualização histórica e na experiência de curricularização da carga horária de extensão na Escola de Serviço Social (ESS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo geral consistiu em explorar a trajetória da extensão universitária em uma perspectiva de seu processo histórico, com ênfase na implementação da carga horária obrigatória na ESS/UFRJ, através do detalhamento de um ajuste curricular do curso de Serviço Social da UFRJ. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, combinando revisão bibliográfica e Diários de Campo. A revisão bibliográfica serviu como base teórica para entender a extensão universitária, enquanto os Diários de Campo registravam observações reflexivas durante o Estágio Supervisionado em Serviço Social. Os resultados mostraram a relevância da extensão como ferramenta de transformação social e os desafios que envolvem sua implementação, principalmente em contextos de expressões da Questão Social, estudantes trabalhadores e falta de acessibilidade e infraestrutura para PCDs. O estudo demonstra resultados que destacam a importância da extensão universitária como elemento de inclusão e transformação social, mas também revelam os desafios enfrentados durante esse processo de prática, sublinhando a necessidade de um compromisso ético e político para superar os desafios e promover uma universidade que promova o acesso e a permanência para toda a comunidade acadêmica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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