Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27141

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Margem: proposta de uma feira de arte impressa da EBA/UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Lira, Enzo Esberard Antun
Tutor: Peixoto, Irene de Mendonça
Resumen: O presente projeto tem como objetivo propor uma feira gráfica na Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de refletir e pesquisar o mercado de publicações independentes (ou autopublicação) e seus potenciais como prática de ensino para estudantes de graduação, por meio de um dos pilares da universidade: a extensão. Eventos como a Bienal da EBA, Quinzena de Gravura e Semana Acadêmica Integrada de Design da UFRJ (SAID) exemplificam as múltiplas oportunidades de aprendizagem oferecidas pela EBA. Contudo, esses eventos não integram plenamente a autopublicação com a interação com o público externo. Inspirado pelas minhas experiências como graduando da EBA e pelo desejo de explorar processos artísticos e experimentais no contexto da publicação independente, o projeto busca compreender como a autonomia na produção e distribuição de trabalhos autorais pode impactar o desenvolvimento dos estudantes, tanto em termos de aprendizado quanto de inserção no mercado editorial independente. A feira proposta transcende o desenvolvimento artístico individual, promovendo também uma compreensão operacional sobre a organização e execução de eventos de autopublicação. Ela permite que os estudantes participem de todas as etapas da produção gráfica, além de fortalecer a prática de extensão universitária por meio de palestras e workshops abertos ao público.
Materia: Feiras
Gráficas
Publicação
Fairs
Graphics
Publishing
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LIRA, Enzo Esberard Antun. Margem: proposta de uma feira de arte impressa da EBA/UFRJ. 2024. 100 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Comunicação Visual Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EEALira.pdf3.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.