Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27142
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Ponte , Raquel Ferreira da | - |
| dc.contributor.author | Alves, Eduarda Ribeiro | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-18T21:27:08Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-20T03:00:09Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-06 | - |
| dc.identifier.citation | ALVES, Eduarda Ribeiro. Olha bem: jogo de cartas que explora a complexidade na leitura de ilustrações. 2024. 81 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27142 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ilustração | pt_BR |
| dc.subject | Percepção visual | pt_BR |
| dc.subject | Jogos | pt_BR |
| dc.subject | Design | pt_BR |
| dc.subject | Illustration | pt_BR |
| dc.subject | Visual perception | pt_BR |
| dc.title | Olha bem: jogo de cartas que explora a complexidade na leitura de ilustrações | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3837159067419946 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Peixoto, Irene de Mendonça | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9391808821312683 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Menezes, Marina Pereira de | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7869649791791700 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A pesquisa em questão busca compreender a autonomia da ilustração em trans mitir mensagens visuais sem o auxílio do verbal. Assim, é investigado como as escolhas feitas no processo de seu planejamento e sua construção influenciam - e são influenciadas - no fortalecimento de padrões visuais presentes em uma compreensão coletiva. Desse modo, se realiza uma análise sobre a relação dialé tica entre a construção e leitura de imagens, compreendendo como ocorre a eficácia entre a intenção e o resultado. Com o propósito de brincar com essa dinâmica na prática, é projetado um jogo de cartas ilustradas no qual o usuário compartilha as suas interpretações sobre as ilustrações com o objetivo de cons truir uma narrativa revelando as suas experiências visuais pessoais ao mesmo tempo que carrega uma bagagem visual coletiva. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Comunicação Visual Design | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ERAlves.pdf | 4.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.