Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27146
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Soares, Lilian de Carvalho | - |
| dc.contributor.author | Ribeiro, Marcos Alany Diniz | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-19T17:30:15Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-21T03:00:11Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
| dc.identifier.citation | RIBEIRO, Marcos Alany Diniz. O palco foi o mar: série de lambe-lambes sobre o legado e memória de João Cândido. 2024. 112 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27146 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Artes | pt_BR |
| dc.subject | Design | pt_BR |
| dc.subject | Espaços públicos | pt_BR |
| dc.subject | Lambe-lambe | pt_BR |
| dc.subject | Cândido, João, 1880-1969 | pt_BR |
| dc.subject | Revolta da Esquadra, 1910 | pt_BR |
| dc.subject | Brasil | pt_BR |
| dc.subject | História | pt_BR |
| dc.subject | Sankofa | pt_BR |
| dc.subject | Arts | pt_BR |
| dc.subject | Public sapces | pt_BR |
| dc.subject | Lick-lick | pt_BR |
| dc.subject | History | pt_BR |
| dc.subject | Brazil | pt_BR |
| dc.title | O palco foi o mar: série de lambe-lambes sobre o legado e memória de João Cândido | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3684516162750792 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorCo1 | Ovídio, João Paulo | - |
| dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7251590503877595 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Jofre | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9061580868014943 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Martins, Vítor de Souza Pereira | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho investiga a memória e o legado de João Cândido, líder da Revolta da Chibata, considerando as dificuldades impostas pela Marinha do Brasil. A pesquisa propõe superar tais dificuldades, explorando, por meio da comunicação visual acessível e politicamente engajada, a mídia lambe-lambe. A partir das experiências pessoais do autor e da análise de produções visuais, o estudo combina teoria e prática a fim de explorar as possibilidades visuais relacionadas a João Cândido e seus companheiros. A pesquisa inclui a história dos lambe-lambes, suas interações com o espaço urbano e seu uso em experimentações gráficas, culminando no projeto O Palco foi o Mar. Este projeto integra colagens de arquivos pessoais da época de serviço militar com fotografias documentais dos marinheiros da Revolta da Chibata. O conceito de Sankofa orienta o processo criativo, resgatando e reimaginando a trajetória de João Cândido e seus companheiros. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Comunicação Visual Design | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MADRibeiro.pdf | 28.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.