Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27153

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dc.contributor.advisorGarcia, Joana-
dc.contributor.authorMartins, Isadora de Almeida Fialho-
dc.date.accessioned2025-09-22T13:52:37Z-
dc.date.available2025-09-24T03:00:09Z-
dc.date.issued2024-11-25-
dc.identifier.citationMARTINS, Isadora de Almeida Fialho. O anel que tu me destes era vidro e se quebrou: a devolução de crianças em processo de adoção. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27153-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdoçãopt_BR
dc.subjectDestituição do poder familiarpt_BR
dc.subjectProteção à infânciapt_BR
dc.subjectGuarda de menorpt_BR
dc.subjectCrianças negraspt_BR
dc.subjectCrianças pobrespt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleO anel que tu me destes era vidro e se quebrou : a devolução de crianças em processo de adoçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9449921531811959pt_BR
dc.contributor.referee1Saraiva, Vanessa Cristina dos Santos-
dc.contributor.referee2Pançardes, Camila Faria-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso reflete sobre os fatores que levam os pretendentes à adoção à devolução das crianças e adolescentes, ainda no estágio de convivência. O estudo se originou a partir de inquietações cotidianas advindas da atuação no campo de estágio em uma instituição sociojurídica. O estudo percorreu um caminho perpassando pela história da (des) proteção à infância no Brasil, com ênfase no processo de institucionalização de crianças pobres e negras. Buscou-se contextualizar as origens do abandono de crianças e adolescentes no país, bem como acompanhar o momento de criação e desenvolvimento das políticas públicas de “proteção” voltadas a esse segmento. Foi possível estabelecer conexões e diálogos entre as diferentes perspectivas de análise crítica, considerando a abordagem sobre a adoção. Este estudo permitiu realizar reflexões sobre o papel do núcleo familiar na sociedade capitalista, sobre o perfil das famílias que têm seus filhos institucionalizados e também das famílias que desejam adotar, assim como, as concepções acerca do que representa a adoção, suas normativas e reflexões relacionadas ao papel do Estado neste âmbito. Por fim, o estudo abordou as implicações da devolução, o cenário de expectativas criadas e, posteriormente, frustradas. Conclui-se que o tema ainda carece de maiores investidas pelo Serviço Social no sentido de apontar o conteúdo essencialista sobre família e sobre adoção, a importância do suporte e a valorização do direito a uma convivência familiar e comunitária digna e segura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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