Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27175

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPeixoto, Irene de Mendonça-
dc.contributor.authorPacini, Isadora Vicenza-
dc.date.accessioned2025-09-23T16:29:16Z-
dc.date.available2025-09-25T03:00:10Z-
dc.date.issued2025-07-09-
dc.identifier.citationPACINI, Isadora Vicenza. Matéria e errância: um resgate do gesto criativo no design. 2025. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27175-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtesãopt_BR
dc.subjectDesignerpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectCraftsmanpt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectCreativitypt_BR
dc.titleMatéria e errância: um resgate do gesto criativo no designpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9391808821312683pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6597827356663832pt_BR
dc.contributor.referee1Pires, Julie de Araujo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5637925258074654pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Leonardo Ventapane Pinto de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0827350435057957pt_BR
dc.description.resumoO design, entendido como um campo dinâmico e interdisciplinar, possui fronteiras fluidas que se expandem diante das transforma coes sociais, culturais e econômicas. Nesse contexto, o avanço industrial e tecnológico dos últimos séculos foi responsável por afastar o individuo criativo da sua profundidade artística e subjetiva. Sob essa ótica, este trabalho propõe uma reflexão teórica sobre os limites sinuosos entre o design e a arte, colocando a figura do designer-artesao como agente poético e sensível na pratica projetual contemporânea. A pesquisa parte da critica a separação histórica entre concepção e execução, promovida pela Revolução Industrial e consolidada a partir dos paradigmas modernos do design, e questiona os valores cristalizados que empobreceram a prática criativa ao longo do tempo. Nesse cenário, a pratica do design pode se aproximar de abordagens mais subjetivas e improvisadas, resgatando a experiencia como base do conhecimento e da criação. Esta pesquisa adota como metodologia a revisa-o bibliográfica de autores como Tim Ingold, Richard Sennett, Byung-Chul Han, Jorge Larrosa Bondia e Rafael Cardoso. A proposta pratica consiste no desenvolvimento de um projeto editorial de uma publicação impressa a partir da aplicação de uma abordagem exploratório-descritiva inspirada nas proposições de Ingold (2022). A publicação, por sua vez, representa gráfica e textualmente os temas abordados na pesquisa teórica a partir de um projeto gráfico menos acadêmico e mais acessível que busca ampliar o alcance da discussão. Este trabalho pratico assume o processo de criação como forma de pesquisa em si, buscando uma relação direta com os materiais e com a sensibilidade do fazer. Em vez de seguir uma logica acadêmica tradicional e hipotético-dedutivo, a pesquisa visual se constitui como experimentação aberta, que interroga os próprios fundamentos do conhecimento formal. O estudo identifica que o contato direto com os materiais, somado ao gesto corporal e ao pensamento encarnado, restaura o vinculo entre sujeito e criação, permitindo a emergência de uma criatividade mais autentica, contemplativa e subjetiva. Conclui-se que o designatário simboliza uma pratica que integra técnica, intuição, sensibilidade e pensamento critico, resgatando a dimensão poetisa do design e posicionando-o entre suas sinuosas barreiras com os campos da arte e do artesanato.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação Visual Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IVPacini.pdf9.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.