Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27209

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O papel do pedagogo no ambiente corporativo: desafios e possibilidades de atuação
Autor(es)/Inventor(es): Lopes, Juliana Torres
Orientador: Amaral, Daniela Patti do
Resumo: Os profissionais formados em Pedagogia, no Brasil, estão inseridos em um contexto de influências e debates acerca de sua identidade profissional que, muitas vezes, não incorporam saberes não escolares ao longo da formação inicial. O presente trabalho investiga os ordenamentos legais que orientam a formação em Pedagogia e busca compreender em diálogo com o ciclo de políticas, o silenciamento ou não de determinadas questões curriculares. Nesse contexto, o debate acerca da identidade do Pedagogo surge como um ponto central para fortalecer a discussão curricular e a inclusão da educação não escolar. Buscamos analisar o campo da Pedagogia Corporativa e seus aspectos de modo a responder a questão central do trabalho, que visa relacionar a formação inicial na Pedagogia com a atuação profissional em ambientes corporativos. Essa discussão envolve temas como treinamento, desenvolvimento, habilidades pedagógicas e a aplicação desses conhecimentos em ambientes empresariais em diálogo com o campo educacional. Para explorar a atuação do Pedagogo, o percurso metodológico utilizado contou com a aplicação de questionários, trazendo materialidade à pesquisa e respondendo aos questionamentos levantados ao longo da construção dos primeiros capítulos. Isso permitiu investigar as atividades dos egressos do curso de Pedagogia em suas atuações corporativas e compreender como utilizavam os conhecimentos desenvolvidos na formação inicial para solucionar questões de um ambiente que inicialmente desconhecido. Conclui-se que os resultados trazidos pela pesquisa apontam para um campo frutífero de atuação do pedagogo e que reforçam a habilidade do profissional da Pedagogia em atuar dentro das corporações. Contudo, essa atuação demanda maior investigação acadêmica e apoio de profissionais facilitadores, para que discentes e docentes possam se apropriar da discussão sobre a educação não escolar e, consequentemente, da educação corporativa e seu lugar na formação inicial de pedagogos e pedagogas.
Palavras-chave: Educação corporativa
Educação não formal
Pedagogia
Formação inicial
Currículo
Identidade profissional
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2-Dez-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LOPES, Juliana Torres. O papel do pedagogo no ambiente corporativo: desafios e possibilidades de atuação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JTLopes.pdf308.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.