Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27236

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Comportamento de consumo de moda no mundo contemporâneo: análise do caso Zara
Author(s)/Inventor(s): Castelpoggi, Juliana Cavalcanti
Advisor: Azevedo, Sandro Tôrres de
Abstract: Esse trabalho se dedica à análise da ascensão da Zara no Brasil, à luz da cultura do consumo contemporâneo por meio da metodologia que combina pesquisa bibliográfica sobre consumo, fast fashion e marketing, com análise crítica das estratégias da Zara no mercado brasileiro. O objetivo do presente trabalho é, portanto, compreender como a cultura do consumo, marcada pela busca por status e a promessa de felicidade, se traduz na busca por produtos que evocam o luxo a preços democráticos, e como a Zara se tornou um símbolo de desejo e acessibilidade nesse contexto. Desse modo, o resultado visa a oferecer uma reflexão crítica sobre as implicações sociais, culturais e ambientais do consumo acelerado de moda no Brasil, tendo a Zara como estudo de caso.
Keywords: Estratégias de marketing
Comportamento do consumidor
Fast fashion
Zara Brasil
Cultura
Consumo
Moda
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 18-Jul-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CASTELPOGGI, Juliana Cavalcanti. Comportamento de consumo de moda no mundo contemporâneo: análise do caso Zara. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JCCastelpoggi.pdf538.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.