Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2724
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pereira, Patrícia Mallmann Souto | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Núria Peçanha | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-18T18:54:40Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:47Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2724 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Igualdade social | pt_BR |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Pública | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.title | Inclusão de pessoas com deficiências intelectuais em bibliotecas públicas: o caso da Biblioteca de São Paulo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1325151429029790 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Miranda, Analice Valdman de | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9544712292655470 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Coutinho, Luciano Rodrigues de Souza | - |
dc.contributor.referee2 | Sá, Maria Irene da Fonseca e | - |
dc.description.resumo | Como uma instituição democrática, a biblioteca pública deve oferecer igualdade de acesso a todos os usuários. A lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015 (Lei Brasileira de Inclusão) oficializa esta igualdade, sendo o seu cumprimento fundamental à inclusão social. O estudo aborda a importância da inclusão de pessoas com deficiências intelectuais em bibliotecas públicas. Tem como objetivo geral analisar como ocorre a inclusão de pessoas com deficiências intelectuais em bibliotecas públicas, tendo como caso a Biblioteca de São Paulo, no atendimento à lei nº 13.146. Para o estudo do tema proposto foi utilizada abordagem qualitativa de pesquisa por meio de um estudo de caso e a coleta de dados foi realizada através de questionário e análise documental. Foram adotadas três categorias para investigação: a) acervo; b) atendimento e c) atividades. Os resultados apontam a necessidade de oferecer recursos informacionais acessíveis aos usuários com deficiência intelectual e de maior especialização dos profissionais da biblioteca. Conclui que a biblioteca pública deve criar condições que favoreçam a autonomia desses usuários para poder ser, de fato, considerada inclusiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_2_Núria_.pdf | 507.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.