Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27254

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Amanda de Souza-
dc.contributor.authorCarvalho, Larissa Pacheco de-
dc.date.accessioned2025-10-01T19:07:46Z-
dc.date.available2025-10-03T03:00:08Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.identifier.citationCARVALHO, Larissa Pacheco de. Subjetividade, autobiografia e gênero: a representação do sofrimento e da subjetividade feminina nas composições musicais de Lana Del Rey e Taylor Swift. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27254-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectComposição (Música)pt_BR
dc.subjectAutenticidade (Filosofia)pt_BR
dc.subjectIntimidade (Psicologia)pt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectSofrimentopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleSubjetividade, autobiografia, e gênero: a representação do sofrimento e subjetividade feminina nas composições de Lana Del Rey e Taylor Swiftpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2289468743586455pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8155159879971234pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Jorge, Marianna Ferreira-
dc.contributor.referee1Costa, Tatiane Cruz Leal-
dc.contributor.referee2Leitão, Alexandre Enrique-
dc.description.resumoO que acontece quando artistas femininas rompem as barreiras da intimidade e exploram composições autobiográficas? O presente trabalho tem como objetivo discutir a recepção de músicas escritas por cantoras pop femininas que retratam suas experiências de sofrimento amoroso, pensando como os discursos das artistas e de seus fãs revelam (ou perturbam) certos valores morais contemporâneos. Inicialmente, propõe-se uma discussão teórica sobre mídia, subjetividade, exposição da intimidade, tecnologias digitais e dinâmicas afetivas na cultura contemporânea. Como objeto empírico da análise, foram escolhidas composições das cantoras Taylor Swift e Lana Del Rey, assim como a repercussão dessas obras entre comunidades de fãs nas redes sociais. A conclusão é que uma vez encontrado o elemento vida real na obra e feito um recorte de gênero, existe uma moralização e uma separação entre quais sentimentos geram admiração ou são lidos como ilegítimos e imorais, logo, também é colocado sob julgamento quais representações do relacionamento amorosos são ou não aceitas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LPCarvalho.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.