Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27254
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Santos, Amanda de Souza | - |
| dc.contributor.author | Carvalho, Larissa Pacheco de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-01T19:07:46Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-03T03:00:08Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-09 | - |
| dc.identifier.citation | CARVALHO, Larissa Pacheco de. Subjetividade, autobiografia e gênero: a representação do sofrimento e da subjetividade feminina nas composições musicais de Lana Del Rey e Taylor Swift. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27254 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Autobiografia | pt_BR |
| dc.subject | Composição (Música) | pt_BR |
| dc.subject | Autenticidade (Filosofia) | pt_BR |
| dc.subject | Intimidade (Psicologia) | pt_BR |
| dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
| dc.subject | Sofrimento | pt_BR |
| dc.subject | Gênero | pt_BR |
| dc.title | Subjetividade, autobiografia, e gênero: a representação do sofrimento e subjetividade feminina nas composições de Lana Del Rey e Taylor Swift | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2289468743586455 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8155159879971234 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorCo1 | Jorge, Marianna Ferreira | - |
| dc.contributor.referee1 | Costa, Tatiane Cruz Leal | - |
| dc.contributor.referee2 | Leitão, Alexandre Enrique | - |
| dc.description.resumo | O que acontece quando artistas femininas rompem as barreiras da intimidade e exploram composições autobiográficas? O presente trabalho tem como objetivo discutir a recepção de músicas escritas por cantoras pop femininas que retratam suas experiências de sofrimento amoroso, pensando como os discursos das artistas e de seus fãs revelam (ou perturbam) certos valores morais contemporâneos. Inicialmente, propõe-se uma discussão teórica sobre mídia, subjetividade, exposição da intimidade, tecnologias digitais e dinâmicas afetivas na cultura contemporânea. Como objeto empírico da análise, foram escolhidas composições das cantoras Taylor Swift e Lana Del Rey, assim como a repercussão dessas obras entre comunidades de fãs nas redes sociais. A conclusão é que uma vez encontrado o elemento vida real na obra e feito um recorte de gênero, existe uma moralização e uma separação entre quais sentimentos geram admiração ou são lidos como ilegítimos e imorais, logo, também é colocado sob julgamento quais representações do relacionamento amorosos são ou não aceitas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| LPCarvalho.pdf | 1.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.