Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27258

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Reggaeton: cultura popular negra e embranquecimento
Autor(es)/Inventor(es): Carneiro, Thayná de Souza
Tutor: Schramm, Luanda Dias
Resumen: O presente trabalho resgata as origens do reggaeton como um movimento cultural latino-americano afrodiaspórico. Nascido nos anos 1990, no Panamá e em Porto Rico, o reggaeton é um ritmo originário das periferias – compostas por uma população preta e mestiça de baixa renda – destes países enquanto uma manifestação cultural de uma população marginalizada e, por vezes, criminalizada. Neste contexto, esta monografia busca refletir sobre a identidades e mediações culturais que atravessam o ritmo afrocaribenho, a partir das contribuições teóricas de Stuart Hall e Paul Gilroy, bem como dos depoimentos de artistas que foram importantes para o movimento, como El Chombo, El General e Daddy Yankee, tangenciando com episódios históricos parecidos com o funk carioca. Ambos ritmos têm a mesma origem periférica, no entanto, em um país diferente, com um idioma diferente. Não obstante suas especificidades, em comparação com o desenvolvimento do Funk Carioca, é possível entender como este ritmo foi embranquecido e perdeu sua representação original, no processo de sua expansão e consolidação na indústria fonográfica mainstream.
Materia: Reggaetón
Cultura negra
Identidade cultural
Cultura popular
Movimento cultural
Branqueamento
Funk carioca
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 17-dic-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CARNEIRO, Thayná de Souza. Reggaeton: cultura popular negra e embranquecimento. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

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