Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/27258
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Schramm, Luanda Dias | - |
| dc.contributor.author | Carneiro, Thayná de Souza | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-01T21:12:46Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-03T03:00:08Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
| dc.identifier.citation | CARNEIRO, Thayná de Souza. Reggaeton: cultura popular negra e embranquecimento. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27258 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Reggaetón | pt_BR |
| dc.subject | Cultura negra | pt_BR |
| dc.subject | Identidade cultural | pt_BR |
| dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
| dc.subject | Movimento cultural | pt_BR |
| dc.subject | Branqueamento | pt_BR |
| dc.subject | Funk carioca | pt_BR |
| dc.title | Reggaeton: cultura popular negra e embranquecimento | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8043243256627350 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2046651023398306 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Souza, Pablo Cezar Laignier de | - |
| dc.contributor.referee2 | Andrade, Ana Paula Goulart de | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho resgata as origens do reggaeton como um movimento cultural latino-americano afrodiaspórico. Nascido nos anos 1990, no Panamá e em Porto Rico, o reggaeton é um ritmo originário das periferias – compostas por uma população preta e mestiça de baixa renda – destes países enquanto uma manifestação cultural de uma população marginalizada e, por vezes, criminalizada. Neste contexto, esta monografia busca refletir sobre a identidades e mediações culturais que atravessam o ritmo afrocaribenho, a partir das contribuições teóricas de Stuart Hall e Paul Gilroy, bem como dos depoimentos de artistas que foram importantes para o movimento, como El Chombo, El General e Daddy Yankee, tangenciando com episódios históricos parecidos com o funk carioca. Ambos ritmos têm a mesma origem periférica, no entanto, em um país diferente, com um idioma diferente. Não obstante suas especificidades, em comparação com o desenvolvimento do Funk Carioca, é possível entender como este ritmo foi embranquecido e perdeu sua representação original, no processo de sua expansão e consolidação na indústria fonográfica mainstream. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TSCarneiro.pdf | 512.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.