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dc.contributor.advisorSchramm, Luanda Dias-
dc.contributor.authorCarneiro, Thayná de Souza-
dc.date.accessioned2025-10-01T21:12:46Z-
dc.date.available2025-10-03T03:00:08Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Thayná de Souza. Reggaeton: cultura popular negra e embranquecimento. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27258-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReggaetónpt_BR
dc.subjectCultura negrapt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectMovimento culturalpt_BR
dc.subjectBranqueamentopt_BR
dc.subjectFunk cariocapt_BR
dc.titleReggaeton: cultura popular negra e embranquecimentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8043243256627350pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2046651023398306pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Pablo Cezar Laignier de-
dc.contributor.referee2Andrade, Ana Paula Goulart de-
dc.description.resumoO presente trabalho resgata as origens do reggaeton como um movimento cultural latino-americano afrodiaspórico. Nascido nos anos 1990, no Panamá e em Porto Rico, o reggaeton é um ritmo originário das periferias – compostas por uma população preta e mestiça de baixa renda – destes países enquanto uma manifestação cultural de uma população marginalizada e, por vezes, criminalizada. Neste contexto, esta monografia busca refletir sobre a identidades e mediações culturais que atravessam o ritmo afrocaribenho, a partir das contribuições teóricas de Stuart Hall e Paul Gilroy, bem como dos depoimentos de artistas que foram importantes para o movimento, como El Chombo, El General e Daddy Yankee, tangenciando com episódios históricos parecidos com o funk carioca. Ambos ritmos têm a mesma origem periférica, no entanto, em um país diferente, com um idioma diferente. Não obstante suas especificidades, em comparação com o desenvolvimento do Funk Carioca, é possível entender como este ritmo foi embranquecido e perdeu sua representação original, no processo de sua expansão e consolidação na indústria fonográfica mainstream.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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