Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27306

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Vitrine: o podcast como ferramenta de visibilidade feminina
Author(s)/Inventor(s): Silva, Thaís Cristina Souza da
Advisor: Barros, Chalini Torquato Gonçalves de
Abstract: Este trabalho consiste no desenvolvimento de um projeto prático de podcast intitulado Vitrine, concebido como resposta à sub-representação feminina na podosfera brasileira. O estudo analisa a disparidade de gênero no cenário de podcasts, utilizando dados do setor para quantificar essa desigualdade. A metodologia empregada combina pesquisa documental com a produção de dois episódios pilotos, visando criar um formato que destaque e promova o trabalho de mulheres em diversos setores. O nome Vitrine foi escolhido como metáfora para a exposição e valorização do trabalho feminino. As conclusões preliminares indicam o potencial do formato para aumentar a visibilidade de mulheres na mídia digital. O projeto contribui para a discussão acadêmica sobre representatividade de gênero na mídia e oferece uma intervenção prática no campo, potencialmente influenciando a dinâmica de produção e consumo de conteúdo na podosfera brasileira.
Keywords: Podcasts
Representatividade feminina
Mídia digital
Produção de conteúdo (Jornalismo)
Gênero
Participação feminina
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 18-Oct-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Thais Cristina Souza da. Vitrine: o podcast como ferramenta de visibilidade feminina. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCSSilva.pdf479.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.