Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2732
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Strozenberg, Ilana | - |
dc.contributor.author | Eiras, Pedro Eler de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-22T19:01:47Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:31Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-07 | - |
dc.identifier.citation | EIRAS, Pedro Eler de Carvalho. Experiência e emergência no World of Warcraft. 2010. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2732 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | Cultura cooperativa | pt_BR |
dc.title | Experiência e emergência no World of Warcraft | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0352176322106482 | pt_BR |
dc.description.resumo | Estudo sobre as possibilidades de experiência e emergência em mundos virtuais, com foco principal para o World of Warcraft, um jogo online multiplayer que conta com milhões de jogadores em todo o mundo. Em um primeiro momento, apresenta-se a noção de “playground global”, sendo realizada uma discussão sobre o que é esse novo espaço de interação e socialização possibilitado pela Internet e por esses jogos virtuais, apresentando os conceitos mais importantes para a discussão sobre o tema. Em um segundo momento, o trabalho apresenta o World of Warcraft, mostrando sua história tanto fictícia quando do desenvolvimento do jogo, e discorrendo sobre as normas de jogabilidade do mesmo. Para finalizar, será realizado um levantamento teórico sobre experiência e emergência, utilizando textos de Henry Jenkins, Pierre Levy, Walter Benjamin, Celia Pearce, entre outros, ao mesmo tempo unindo esse trabalho de pesquisa teórica com a análise de entrevistas realizadas com jogadores do World of Warcraft. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PEIRAS.pdf | 742.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.