Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27343

Especie: Dissertação
Título : A química nos museus: impressões de visitantes e educadores
Autor(es)/Inventor(es): Moreira, Karine Pires
Tutor: Oliveira, Guilherme Cordeiro da Graça de
Tutor : Abreu, Rozana Gomes de
Tutor: Silva, Douglas Falcão
Resumen: O presente trabalho, que emergiu da necessidade de investigar o potencial dos museus para facilitar a aprendizagem de Química, consiste em dois estudos: Visitas escolares ao Museu da Geodiversidade (Estudo 1) e As vozes de setores educativos de museus (Estudo 2). O Estudo 1 teve por objetivos: investigar as impressões de estudantes de Ensino Médio com relação à Química e às aulas de Química; investigar as impressões desses estudantes quanto à visita realizada por eles ao Museu da Geodiversidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (MGeo/UFRJ); comparar as impressões e o desempenho de estudantes oriundos de realidades distintas uma escola pública de periferia e uma escola particular de classe média. Para isso, foram aplicados questionários antes, durante e após as visitas. Em geral, os estudantes mostraram gostar de Química, reconhecem a importância da Química, mas não se sentem motivados a utilizar o livro didático. Além disso, os estudantes apresentaram bom desempenho ao responder questões propostas a partir do conteúdo da exposição em cartaz no museu em questão. Os estudantes tiveram boas impressões sobre a estrutura do museu e a dinâmica da visita. Diferenças observadas entre os dois grupos de estudantes foram atribuídas a diferenças de volume de capital cultural, admitindo-se que os alunos da escola pública se encontram em desvantagem socioeconômica com relação aos alunos que frequentam a escola particular de classe média. O Estudo 2, por sua vez, teve por objetivo investigar as impressões de profissionais responsáveis pelos setores educativos de museus quanto a visitas escolares e ao potencial de aprendizagem de Química nesses espaços. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a profissionais dos seguintes museus: Museu Nacional/UFRJ, Museu da Vida/FIOCRUZ, Museu de Astronomia e Ciências Afins e MGeo/UFRJ. A Análise de Conteúdo dessas entrevistas revelou que os referidos profissionais reconhecem o museu como um espaço facilitador da aprendizagem, mas preservando a especificidade da educação museal. A principal estratégia que utilizam é a mediação humana, visando a despertar a curiosidade, instigando os alunos a querer aprender sempre mais. Os setores educativos de museus mostraram possuir interesse em dialogar com escolas, na busca de um melhor aproveitamento das visitas. Foram apontadas como dificuldades: a falta de colaboração por parte de alguns professores que levam os alunos nas visitas ao museu; o desafio de planejar visitas adequadas a diferentes tipos de públicos. Os profissionais entrevistados demonstraram reconhecer a presença da Química, integrada a outras ciências nas exposições, o que permite o diálogo com o professor dessa disciplina, de forma a facilitar o planejamento para a aprendizagem de Química no espaço museal. Os resultados dessa pesquisa permitiram concluir que é necessário pensar em uma dinâmica diferente: somar as especificidades da educação formal com as da educação não formal (museal), produzindo algo novo e de qualidade. Para contribuir, nesse sentido, foi elaborado um material didático contendo sugestões sobre visitas escolares e possibilidades de abordagem da Química no MGeo/UFRJ.
Resumen: The present work, which emerged from the need for research or the potential of museums to facilitate the learning of Chemistry, consists of two studies: Visits to the Geodiversity Museum (Study 1) and How to research the educational sectors of museums (Study 2). The objectives of Study 1 were: to investigate how impressions of high school students in relation to Chemistry and Chemistry classes; investigate the impressions of these students regarding their visit to the Geodiversity Museum at the Federal University of Rio de Janeiro (MGeo / UFRJ); compare how impressions and the performance of students from different realities - a public school in the periphery and a private school in the middle class. For this, questionnaires were used before, during and after the visits. In general, students showed that they like Chemistry, recognize the importance of Chemistry, but do not feel motivated to use the textbook. In addition, students performed well when answering questions proposed from the content of the exhibition on display in the museum in question. The students had good impressions on the structure of the museum and the dynamics of the visit. Differences observed between the two groups of students were attributed to differences in the volume of cultural capital, assuming that public school students are at a socioeconomic disadvantage in relation to students attending private middle-class schools. Study 2, in turn, aimed to investigate the impressions of professionals responsible for the educational sectors of museums regarding school visits and the potential for learning Chemistry in these spaces. Semi-structured interviews were conducted with professionals from the following museums: National Museum / UFRJ, Museum of Life / FIOCRUZ, Museum of Astronomy and Related Sciences and MGeo / UFRJ. The Content Analysis of these interviews revealed that these professionals recognize the museum as a space that facilitates learning, while preserving the specificity of museum education. The main strategy they use is human mediation, aiming to arouse curiosity, instigating students to always want to learn more. The educational sectors of museums showed interest in dialoguing with schools, in the search for a better use of visits. Some difficulties were pointed out: the lack of collaboration on the part of some teachers who take students on visits to the museum; the challenge of planning appropriate visits to different types of audiences. The interviewed professionals demonstrated to recognize the presence of Chemistry, integrated to other sciences in the exhibitions, which allows the dialogue with the professor of this discipline, in order to facilitate the planning for the learning of Chemistry in the museum space. The results of this research allowed us to conclude that it is necessary to think about a different dynamic: adding the specificities of formal education with those of non-formal education (museal), producing something new and of quality. To contribute, in this sense, didactic material was elaborated containing suggestions about school visits and possibilities of approaching Chemistry at MGeo / UFRJ.
Materia: Espaços não formais
Museus
Capital Cultural
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MOREIRA, Karine Pires. A química nos museus: impressões de visitantes e educadores. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece en las colecciones: Ensino de Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
917265.pdf2.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.