Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/27358

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Copiar ou interpretar: uma análise crítica do material didático “Rio educa”
Autor(es)/Inventor(es): Moraes, Douglas Vianna de
Tutor: Ji, Renan
Tutor : Pires, Carlos
Resumen: Este trabalho analisa o material didático “Rio Educa”, amplamente utilizado nas escolas municipais do Rio de Janeiro, com foco na interação entre textos literários e a formação de pensamento crítico em alunos do 4o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa baseia-se em conceitos como educação problematizadora de Paulo Freire (1970) e as críticas de Marcuschi (1996) sobre a reprodução mecânica de informações, o que o autor chama de “copiação por copiação”. O estudo abrange análises micro, que se debruçam sobre casos isolados e exemplares, e macro, que analisam aspectos gerais de interação literária presentes no material. Os resultados apontam uma predominância de questões alinhadas ao modelo de educação bancária, evidenciando obstáculos na promoção do pensamento crítico.
Materia: Material didático
Pensamento crítico
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 8-jul-2025
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Japonês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DVMoraes.pdf828.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.