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dc.contributor.advisorFonseca, Ana Carolina Pimentel Duarte da-
dc.contributor.authorLourenço, João Paulo Oliveira Borda D’agua-
dc.date.accessioned2025-10-09T14:27:39Z-
dc.date.available2025-10-11T03:00:09Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationLOURENÇO, João Paulo Oliveira Borda D’agua. O papel das mídias sociais nas estratégias de comunicação e marketing utilizadas pelos clubes de futebol. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27364-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectClubes de futebolpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleO papel das mídias sociais nas estratégias de comunicação e marketing utilizadas pelos clubes de futebolpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4243816290041453pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral do trabalho é descrever o papel das mídias sociais nas estratégias de comunicação e marketing utilizadas pelos clubes de futebol. Para tanto, metodologia descritiva qualitativa foi utilizada mediante a revisão biliográfica. Foram utilizados artigos científicos, dissertações, teses e obras literárias que tratavam sobre a temática. A busca pelos materiais foi feita através de bibliotecas virtuais, como: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico, além de revistas científicas especializadas. Foram utilizados como parâmetros para a inclusão os artigos científicos com disponibilidade do texto completo, em português, publicados a partir de 2013. Ademais, foram analisadas as mídias sociais dos principais times cariocas. O marketing desportivo mostra-se como uma vertente do marketing que se concentra na aplicação de estratégias de comunicação e marketing no contexto esportivo. Neste contexto, várias teorias são empregadas para compreender e impulsionar o engajamento dos torcedores, a construção de marcas esportivas e a maximização dos resultados comerciais. Teorias como a teoria da marca, teoria da comunicação e teoria da segmentação de mercado são amplamente utilizadas para orientar as estratégias de comunicação e marketing dos times de futebol. Essas teorias fornecem insights sobre como criar identidades de marca sólidas, desenvolver mensagens persuasivas e direcionar as estratégias de marketing para públicos específicos. Para tanto, as mídias sociais têm se tornado um canal importante para os times de futebol interagirem com os fãs e promoverem suas marcas. Através destes canais, os times podem utilizar essas teorias para desenvolver campanhas criativas, divulgar eventos, promover ações de merchandising e apoiar causas sociais, demonstrando profissionalismo e engajando os torcedores de maneira eficaz. Os resultados indicaram que os clubes vem investindo cada vez mais no marketing e a comunicação através das redes sociais, com estratégias que buscam a divulgação de informações exclusivas do clube, dos melhores lances dos jogos, interações para fortalecimento do relacionamento, sendo estas algumas das estratégias que mais chamam a atenção e geram curtidas pelos torcedores e seguidores do perfil. Depreende-se que as mídias sociais são 8 ferramentas poderosas nas estratégias de comunicação e marketing dos clubes de futebol e com a crescente importância destas plataformas, mostra-se fundamental que os clubes aproveitem ao máximo seu potencial para alcançar e envolver seus torcedores de forma eficaz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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