Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/27367
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Guimarães, Marcus Vinícius de Albuquerque | - |
| dc.contributor.author | Felipe, Carla Beatriz Marques | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-09T14:48:42Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-11T03:00:09Z | - |
| dc.date.issued | 2021 | - |
| dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Marcus Vinicius de Albuquerque; FELIPE, Carla Beatriz Marques. Divulgação científica no Facebook das agências de fomento à pesquisa brasileira (CNPq) e espanhola (FECYT): um estudo comparativo. In: VALERO, Pablo Parra; CUEVAS-CERVERÓ, Aurora; PASSARELLI, Brasilina; PALETTA, Francisco Carlos (Coord.). Perspectivas sociais em informação estudos hispano-brasileiros. São Paulo: ECA-USP, 2021. p. 108-121. | pt_BR |
| dc.identifier.isbn | 9786588640241 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/27367 | - |
| dc.description.abstract | This research addresses the scientific dissemination present on the Facebook profiles of research funding agencies. Its objective is to analyze the impact of scientific dissemination activities carried out by the Brazilian and Spanish scientific research funding agencies — the Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) and the Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología (FECYT), respectively — based on the analysis of the content posted on their Facebook profiles and the feedback from internet users. The study proposes a comparative approach to the act of disseminating science (or popularizing science) as a means of contributing to the social, economic, and technological development of Brazil and Spain. The research adopts a qualitative methodology, using netnography — a technique for analyzing behaviors and discourses expressed by individuals in cyberspace. The study focuses on Facebook, the most widely used digital social media platform globally. The results reveal the form and frequency of actions taken by CNPq and FECYT in disseminating science, aiming to democratize access to Science, Technology, and Innovation (ST&I). It also highlights the various forms of interaction from followers, such as initiating discussions on scientific topics, sharing and liking posts about ongoing research and experiments, expressing concerns about economic investment in science, and engaging in real-time broadcasts of scientific events. Finally, the study demonstrates that both agencies have the potential to expand their role in promoting science through the world’s most accessed social media platform by improving their management, use, and digital marketing and content strategies — thereby broadening society’s engagement with science across diverse demographics (regardless of age, educational level, or socioeconomic status). | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Perspectivas sociais em informação: estudos hispano-brasileiros | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Divulgação científica | pt_BR |
| dc.subject | Popularização da ciência | pt_BR |
| dc.subject | pt_BR | |
| dc.subject | CNPq | pt_BR |
| dc.subject | FECYT | pt_BR |
| dc.title | Divulgação científica no Facebook das agências de fomento à pesquisa brasileira (CNPq) e espanhola (FECYT): um estudo comparativo | pt_BR |
| dc.title.alternative | Science communication on Facebook by Brazilian (CNPq) and Spanish (FECYT) research funding agencies: a comparative study | en |
| dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa trata acerca da divulgação científica presente no perfil do Facebook de agências de fomento à pesquisa. Tem o objetivo de analisar o impacto das atividades de divulgação científica realizadas pelas agências de fomento à pesquisa científica brasileira e espanhola, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología (FECYT) respectivamente, a partir da análise do conteúdo do perfil das agências no Facebook e do feedback dos (as) internautas, propondo um estudo comparativo na atuação de divulgação da ciência (ou popularização da ciência) para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do Brasil e da Espanha. Utiliza como método qualitativo a netnografia, que é uma técnica para análise de comportamentos e discursos feitos por pessoas no ciberespaço. Restringe o universo da pesquisa à mídia social digital mais utilizada no mundo, o Facebook. Traz como resultados, a forma e frequência de atuação do CNPq e da FECYT no ato de divulgar a ciência a fim de democratizar o acesso a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), e evidencia as variadas formas de interação dos seguidores, tais como propor discussões sobre fatos científicos, compartilhamento e curtidas em publicações sobre pesquisas e experimentos em curso, anseios em investimento econômico na ciência, discussão em transmissões de eventos científicos em tempo real, e outros. Mostra, por fim, que ambas as agências possuem potencial para expandir sua atuação na promoção da ciência pela mídia social mais acessada mundialmente, ao incrementar estratégias de gestão, de uso e de marketing digital e de conteúdo para atrair com maior abrangência a sociedade num contexto geral (independente da faixa etária, nível de escolaridade e razão socioeconômica). | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
| dc.publisher.initials | ECA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | pt_BR |
| dc.citation.spage | 108 | pt_BR |
| dc.citation.epage | 121 | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Ciências Sociais Aplicadas | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Caplivro_Guimaraes, Felipe-108-121.pdf | 197.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.