Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27395

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBuarque, Isabela Maria Azevedo Gama-
dc.contributor.authorSouza, Heloísa Alvarenga de-
dc.date.accessioned2025-10-11T02:08:52Z-
dc.date.available2025-10-12T03:00:11Z-
dc.date.issued2025-07-15-
dc.identifier.citationSOUZA, Heloísa Alvarenga de. Contribuições da dança-educação no desenvolvimento psicomotor infantil de 2 a 6 anos: experiências. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27395-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDancingpt_BR
dc.subjectDesempenho psicomotorpt_BR
dc.subjectPsychomotor performancept_BR
dc.subjectPré-escolarpt_BR
dc.subjectChild, preschoolpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectMovimentopt_BR
dc.subjectMovementpt_BR
dc.titleContribuições da dança-educação no desenvolvimento psicomotor infantil de 2 a 6 anos: experiênciaspt_BR
dc.title.alternativeContributions of dance education to child psychomotor development from 2 to 6 years old: experiencespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7375443334792935pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3248606623629995pt_BR
dc.contributor.referee1Sá, Denise Maria Quelha de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3962584759438106pt_BR
dc.contributor.referee2Tozetto, Vanessa Fernanda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8234417384918165pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia propõe uma reflexão teórico-prática sobre a relação entre o ensino da Dança e o desenvolvimento motor infantil, com ênfase na primeira infância. A pesquisa foi motivada pelas vivências acadêmicas no curso de Licenciatura em Dança e pelo contato direto com crianças em contextos educativos. A partir dos Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp e de autores como Francisco Rosa Neto, Ana Mae Barbosa, Viviane Pessoa, entre outros, buscou-se investigar como a Dança ao ser mediada através de práticas pedagógicas conscientes, contribui para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças. Utilizando o método de revisão bibliográfica, o estudo articulou conhecimentos da psicomotricidade, da teoria do desenvolvimento motor e da arte-educação, fundamentando a elaboração de uma ferramenta pedagógica — uma Tabela — que oferece caminhos práticos para profissionais da Dança que atuam com crianças. A pesquisa aponta para a necessidade de práticas que valorizem a escuta ativa, o respeito aos ritmos individuais e o corpo em movimento como espaço de aprendizagem e expressão. Ao final, conclui-se que a integração entre Dança, desenvolvimento motor e educação pode gerar experiências significativas e transformadoras na formação da criança e do educador.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Educação Física e Desportospt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HASouza.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.