Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/27401
| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Análise dos discursos que atravessam a temática alimentar no Ensino de Química |
| Autor(es)/Inventor(es): | Costa, Silvia Kelly Mendes da |
| Orientador: | Almeida, Rodrigo Volcan |
| Coorientador: | Passinato, Cristiana de Barcellos |
| Resumo: | Apesar da temática alimentar não ser uma novidade nas aulas e em pesquisas sobre o ensino de química, esse assunto é muito pouco explorado em uma perspectiva ideológica. Por isso, este trabalho visou identificar as ideologias que atravessam o tema dos alimentos no ensino de química, por meio da análise dos discursos presentes em artigos publicados pela revista Química Nova na Escola, que abordam essa temática. Com o suporte da análise de discurso pecheutiana foi encontrado um discurso que aparece de forma hegemônica nesses artigos, o discurso da pedagogia libertadora. Com isso, tecemos uma crítica à perspectiva humanista desse discurso, por acreditarmos que ele tende a silenciar a função da escola de reproduzir as relações de produção capitalistas, de forma a superdimensionar somente o vetor da transformação social, ou seja, o caráter humanista desse discurso não se aprofunda na escola enquanto aparelho ideológico de Estado (AIE), tampouco discute os seus limites dentro de uma formação social capitalista, ao almejar uma reforma social através de uma educação que tem como foco o resgate de uma suposta essência humana. À luz desta análise e crítica amparadas no materialismo histórico, foram elaboradas e aplicadas atividades na disciplina <Bioquímica e Análise de Alimentos=, em uma escola privada da Zona Norte do Rio de Janeiro, com o objetivo de trabalhar as diferentes determinações que atravessam o alimento escolhido pela turma: o pão de queijo. As atividades envolveram aulas expositivas, leituras coletivas, pesquisas, apresentações e rodas de conversas, nas quais foram discutidos conceitos químicos, bioquímicos, históricos, culturais, econômicos e sociais relacionados ao pão de queijo e aos ingredientes que o constituem, como a mandioca, os queijos e os ovos. Além disso, construímos também um livro online (ebook), onde foi sintetizado todo o trabalho desta dissertação. Nele discorremos brevemente sobre o que encontramos nos artigos analisados e apontamos nossa crítica à perspectiva humanista da educação. Ademais apresentamos as atividades realizadas na disciplina <Bioquímica e Análise de Alimentos= como uma forma de proposta para se trabalhar os conteúdos que atravessam a temática alimentar, de modo a relacionar conhecimentos de diferentes áreas e trabalhar em sala de aula as dinâmicas que acontecem em nossa formação social, a partir desse tema. |
| Resumo: | Although food-related topics are not new in chemistry classes or in research on chemistry education, they are rarely explored from an ideological perspective. This study, therefore, seeks to identify the ideologies that shape discussions about food in the context of chemistry teaching by analyzing the discourses found in articles published in the journal Química Nova na Escola that address this theme. Drawing on Pecheutian discourse analysis, a dominant discourse emerged from the material: that of liberating pedagogy. Based on this, we offer a critique of the humanist approach present in this discourse. We argue that it tends to overlook the school’s role in reproducing capitalist relations of production, overemphasizing the idea of social transformation. In doing so, it fails to engage with the school as an Ideological State Apparatus (ISA), nor does it address the limitations of education within a capitalist social formation, as it promotes the idea of social reform based on recovering a supposed human essence. In light of this critique, grounded in historical materialism, we designed and carried out a series of activities in the course <Biochemistry and Food Analysis= at a private school in the North Zone of Rio de Janeiro. These activities aimed to explore the different layers of meaning surrounding the food item chosen by the class: pão de queijo (cheese bread). The work involved lectures, collective readings, research, presentations, and discussion circles that addressed chemical, biochemical, historical, cultural, economic, and social aspects of cheese bread and its ingredients4 such as cassava, cheese, and eggs. As part of this project, we also produced an online book (ebook), which summarizes the findings of this dissertation. The ebook briefly discusses the discourses identified in the analyzed articles and presents our critique of the humanist perspective in education. It also outlines the classroom activities as a proposal for addressing food-related themes in a way that integrates knowledge from different fields and brings into the classroom the dynamics of our broader social formation. |
| Palavras-chave: | Ensino de química Alimentos Aparelho Ideológico de Estado Ideologia |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química |
| Unidade produtora: | Instituto de Química |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 22-Mai-2025 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | COSTA, Silvia Kelly Mendes da. Análise dos discursos que atravessam a temática alimentar no Ensino de Química. 2025. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Química) - Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
| Aparece nas coleções: | Ensino de Química |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SKMCosta.pdf | 872.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.