Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27427

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: As três décadas perdidas: um ensaio acerca das causas da deflação japonesa e as políticas de resposta do BoJ
Autor(es)/Inventor(es): Coelho, Gabriel Santos
Orientador: Souza, Francisco Eduardo Pires de
Coorientador: Bastian, Eduardo Figueiredo
Resumo: O presente trabalho almeja investigar historicamente os fatores por trás da falta de inflação e crescimento no Japão após 1990, creditando-a ao baixo crescimento salarial decorrente da postura conservadora de sindicatos e de expectativas deprimidas das firmas, que elevam a elasticidade preço-demanda dos agentes e dificultam repasses de preços. Fatores singulares ao país agravam a situação, como a rigidez laboral histórica, a crise de balanços nos anos 90, a excessiva apreciação do Yen e o rápido envelhecimento populacional.
Palavras-chave: Japão
Política monetária
Crescimento econômico
História econômica
Deflação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 15-Ago-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COELHO, Gabriel Santos. As três décadas perdidas: um ensaio acerca das causas da deflação japonesa e as políticas de resposta do Boj. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GSCoelho.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.