Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/27432

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O crédito corporativo no Brasil após 2011: a ascensão do mercado de títulos de dívida corporativa e seus problemas
Autor(es)/Inventor(es): Canongia, Diana Senna
Orientador: Martins, Norberto Montani
Resumo: O desenvolvimento do mercado de crédito de longo prazo é fundamental para o crescimento de um país e, nesse contexto, o Brasil vem sofrendo diversas transformações. O ponto de partida deste trabalho é um mercado de crédito bastante limitado até os anos 2000, transitando para uma conjuntura em que o crédito ao setor privado inicia um crescimento acelerado principalmente por meio dos desembolsos do BNDES que assumiram papel protagonista nessa dinâmica até 2015. Contudo, a partir deste momento, com mudanças macroeconômicas e institucionais, o BNDES inicia seu período de decadência enquanto a economia passa a contar com o fenômeno de ascensão do mercado de títulos de dívida corporativa. Esta monografia, portanto, se propõe a analisar essas transformações ao longo do tempo, sua magnitude e os fatores que as determinaram. Além disso, se mostra necessário o debate crítico em torno dessas mudanças de paradigma, a fim de identificar os impactos negativos que a decadência do BNDES somada a ascensão dos títulos de dívida corporativa podem trazer para o país.
Palavras-chave: Mercado de crédito
Títulos de dívida corporativa
financiamento
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 24-Ago-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CANONGIA, Diana Senna. O crédito corporativo no Brasil após 2011: a ascensão do mercado de títulos de dívida corporativa e seus problemas. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DSCanongia.pdf368.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.