Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/27450

Type: Dissertação
Title: O teatro científico contextualizado na vida e obra de Marie Curie para o ensino da tabela periódica
Other Titles: Scientific theater contextualized in the life and work of Marie Curie for teaching the periodic table
Author(s)/Inventor(s): Contti, Patrícia Cabral Lima Medeiros de
Advisor: Tamiasso Martinhon , Priscila
Co-advisor: Miranda , Jussara Lopes de
Abstract: Este trabalho propõe o emprego do teatro de teor científico no ensino de Química para motivar, envolver e facilitar a aprendizagem dos alunos das três séries do ensino médio regular de um colégio estadual em Nova Friburgo, RJ. A exemplo de algumas universidades brasileiras que mantêm, em seus grupos de divulgação científica, a prática teatral como recurso didático, sugere-se aos estudantes que participem de todas as etapas da elaboração de uma peça teatral, desde a pesquisa à encenação. Relata-se a sequência didática elaborada para execução deste projeto, com base em diferentes metodologias ativas e sob uma perspectiva D~D~A (Discente~Docente~Aprendente), agregando a essa práxis duas mini oficinas com aplicação de jogos teatrais para ensino de ciências através da historicidade dos elementos químicos rádio e polônio e da vida e obra de seus descobridores. O planejamento desta sequência didática, desde a escolha dos temas geradores até a redação dos roteiros dos esquetes, deu-se através da participação direta dos estudantes, considerando-se seus interesses, sugestões e conhecimentos prévios. A pesquisa científica necessária para elaboração dos roteiros refere-se à investigação da história da Tabela Periódica e das contribuições de Marie Curie, nos aspectos científico, social e cultural, com objetivo de humanizar as figuras dos cientistas, por vezes consideradas portadoras de dons inalcançáveis, valorizar o papel da mulher na Ciência, de aproximar o público alvo do mundo acadêmico e, não menos importante, de dar protagonismo aos jovens envolvidos no processo, incentivando sua criatividade, sua autonomia quanto aos objetivos, à pesquisa, à elaboração do produto e à avaliação dos resultados. Com esse estudo, observou-se que o comprometimento dos alunos envolvidos em todas as etapas deste trabalho, deu-se paralelamente à compreensão dos conteúdos, ao desenvolvimento de habilidades como integração, colaborativismo, aptidões para arte, vocações profissionais e de competências para pensar criticamente e tomar decisões, individuais e coletivas, na resolução dos problemas eventuais ou para reavaliação dos procedimentos. Tanto a sequência didática como as oficinas teatrais propostas estão apresentadas em um portfólio memorialístico, produto educacional desta dissertação.
Abstract: This work proposes the use of scientific theater in the teaching of Chemistry to motivate, involve and facilitate the learning of students in the three grades of regular state high school in Nova Friburgo, RJ. Following the example of some Brazilian universities that maintain, in their scientific dissemination groups, theatrical practice as a teaching resource, students are suggested to participate in all stages of the preparation of a theatrical play, from research to staging. The didactic sequence designed to carry out this project is reported, based on different active methodologies and from a D~D~A (student~teacher~learner) perspective, adding to this practice two mini workshops with the application of theatrical games for teaching sciences through the historicity of the chemical elements radium and polonium and the life and work of their discoverers. The planning of this didactic sequence, from choosing the generating themes to writing the sketch scripts, took place through the direct participation of students, considering their interests, suggestions and prior knowledge. The scientific research necessary to prepare the scripts refers to the investigation of the history of the Periodic Table and the contributions of Marie Curie, in the scientific, social and cultural aspects, with the aim of humanizing the figures of scientists, sometimes considered to have unattainable gifts, to value the role of women in Science, to bring the target audience closer to the academic world and, not least, to give protagonism to the young people involved in the process, encouraging their creativity, their autonomy regarding objectives, research, product development and evaluation of results. With this study, it was observed that the commitment of the students involved in all stages of this work, occurred in parallel with the understanding of the contents, the development of skills such as integration, collaboration, skills for art, professional vocations and skills to think critically. and make individual and collective decisions to resolve potential problems or reevaluate procedures. Both the didactic sequence and the proposed theatrical workshops are presented in a memorial portfolio, the educational product of this dissertation.
Keywords: Alfabetização científica
Marie Curie
Sequência didática
Arte
Teatro
Ensino de Química
Ensino médio
Tabela periódica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Program: Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 15-Dec-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CONTTI, Patrícia Cabral Lima Medeiros de. O teatro científico contextualizado na vida e obra de Marie Curie para o ensino da tabela periódica. 2023. 143 f. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Química em Rede Nacional - ProfQui

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PCLMContti.pdf5.38 MBAdobe PDFView/Open
PCLMContti_produto.pdf4.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.