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Especie: Trabalho de conclusão de especialização
Título : Uma questão de (de)formação: uma análise dos currículos de formação médica no Brasil na contemporaneidade
Autor(es)/Inventor(es): Lopez, Silvia Braña
Tutor: Esteves, Ana Paula V. S
Resumen: Nos currículos para formação profissional em saúde são definidos conteúdos, habilidades e competências esperados para a legitimação do exercício dos profissionais de saúde. Configuram se a partir de disputas e forças socialmente concorrentes e expressam um campo de definições políticas curriculares de distintos níveis, os quais, Stephen Ball, define como os contextos de influência, de produção e o de prática. O estudo investigou a ocorrência de trânsitos de sentidos entre os distintos contextos acima categorizados no estabelecimento dos requisitos exigidos aos profissionais de Medicina, identificando as competências e habilidades esperadas ao término dos percursos curriculares para a graduação em Medicina no Estado do Rio de Janeiro na contemporaneidade. Para tal, foi utilizada a análise documental proposta por Creswell, com o uso de documentos como fonte primária de pesquisa e, ainda, o percurso de análise sugerido por Gil. A pesquisa centralmente tomou por base dois corpos analíticos: a) as diretrizes curriculares dos cursos de graduação de Medicina de 2014, preconizadas pelo Ministério da Educação do Brasil e b) os projetos pedagógicos de curso e matrizes curriculares das Instituições de Ensino Superior, localizadas no Estado do Rio de Janeiro, públicas ou privadas, reconhecidos pelo Ministério de Educação do Brasil para a formação dos profissionais médicos que se encontravam com o status de ativo e disponíveis na rede mundial de computadores, em livre acesso, em seus sites institucionais oficiais. As análises indicaram a predominância de uma lógica mercadológica nos currículos de formação médica de abordagem clínico-diagnóstica tecnicista; a cultura da performatividade e o deslocamento para a autoresponsabilização pela própria formação médica aos graduandos; início precoce da prática médica em serviço desconectada às discussões do campo da Epidemiologia e das Políticas Públicas em Saúde do Estado brasileiro.
Resumen: Professional health training curricula define the expected content, skills, and competencies required to legitimize the practice of health professionals. These are defined by socially competing forces and disputes and express a field of curricular policy definitions at different levels, which Stephen Ball defines as contexts of influence, production, and practice. This study investigated the shifts in meaning between the distinct contexts categorized above in establishing the requirements for medical professionals, identifying the competencies and skills expected at the end of the curricular pathways for undergraduate medical programs in contemporary times, in the state of Rio de Janeiro. To this end, Creswell's documentary analysis was used, using documents as the primary research source and yet the Gil's analytical approach. The research was primarily based on two analytical corpus: a) the curricular guidelines for undergraduate medical programs issued in 2014, recommended by the Brazilian Ministry of Education; and b) the pedagogical projects and curricular frameworks of public and private higher education institutions in the state of Rio de Janeiro recognized by the Brazilian Ministry of Education for the training of medical professionals, which had active status and was freely available on the World Wide Web on their official institutional websites. The analyses indicated the predominance of a market-driven logic in medical training curricula with a technocratic clinical diagnostic approach; a culture of performativity and a shift toward self-accountability for undergraduates' own medical training; and an early onset of in-service medical practice disconnected from discussions in the field of epidemiology and the Brazilian State's public health policie
Materia: Fromação profissional em saúde
Políticas de currículo
Medicina
Health human resource training
curriculum policies
Medicine
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTIL
Programa: Curso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil
Unidade de producción: Maternidade Escola
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 13-ene-2025
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LOPEZ, Silvia Braña. Uma questão de (de)formação: uma análise dos currículos de formação médica no Brasil na contemporaneidade. 2025. 65 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde Materno Infantil, Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Aparece en las colecciones: Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil

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