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dc.contributor.advisorCapillé, Cauê Costa-
dc.contributor.authorSouza, Mariana Cruz de-
dc.date.accessioned2025-10-20T23:21:16Z-
dc.date.available2025-10-22T03:00:11Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOUZA, Mariana Cruz de. A paisagem da Massambaba: 4 ensaios projetuais. 2023. 12 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/27470-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUrbanizaçãopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectAraruama Lagoa de (RJ)pt_BR
dc.titleA paisagem da Massambaba: 4 ensaios projetuaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoA partir de um trecho da rodovia RJ−102, localizado na parte sul da Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro, o trabalho investiga uma metodologia projetual sensível às condições urbanas que desafiam a lógica hegemônica das cidades. Essa paisagem apresenta descontinuidades construtivas e ambientais que configuram uma ocupação heterogênea ao longo da estrada e que escapa da dicotomia clássica urbano−rural. Três premissas estruturam o trabalho: a) o conceito de Urbanização Extensiva, que descreve um tecido urbano desigual, composto por algumas metrópoles e inúmeras ocupações de menor escala (Monte− Mór, 1994); b) a constatação de que as periferias dos espaços regionais, ainda ambientalmente resilientes, enfrentam risco constante de exploração e monetização (Monte−Mór, 2015); c) a predominância das cidades como referência para o planejamento urbano, o que leva à negligência de outras formas de urbanidade e produz lacunas na compreensão dos processos que moldam esses territórios. O trabalho propõe projetar em uma realidade urbana a partir das relações entre seus ciclos econômicos e suas condições ecológicas. A metodologia poético−crítica empregada desenvolve−se em quatro etapas. Descrição: Observações diretas, registros audiovisuais e cartográficas revelam padrões de ocupação, suas conexões com ciclos econômicos e fatores ecológicos. A análise dessas informações identifica seis situações típicas recorrentes na paisagem. Projeção: Economia e ecologia estruturam o território em um diagrama cartesiano. A partir dele, o trabalho formula cenários que expressam diferentes intensidades dessas forças, utilizando o Realismo Mágico como operador poético para compor fabulações territoriais em um recorte de 6 km da rodovia. Montagem: Os cenários são organizados na cartografia da Massambaba por meio de multiplicações e justaposições. Esse desenho pretende ativar a paisagem em passado, presente e futuro. Os dispositivos projetuais são colocados para integrar realidade e ficção. Divergência: Quatro arquiteturas, arena, galpão, casa e mirante, configuram um conjunto de intervenções que não impõem uma nova ordem, mas dialogam com o território ativado pela Montagem, em sua realidade e fabulação. Trata−se de um exercício que projeta arquiteturas situadas, articuladas na integração ecológica e econômica. A valorização da ‘não−cidade’ como categoria ativa de projeto se constrói por meio de um percurso metodológico que parte do corpo presente e da descrição sobre o território até alcançar uma distância de elaboração crítica e especulativa, conjugando análise racional e fabulação. A Paisagem Regional emerge como agente de re􀟕exão sobre os em odos ferramentas do projeto urbano. O trabalho se inscreve na construção de um léxico alternativo e situado, apto a tensionar a tradição disciplinar e a reconhecer os territórios híbridos como paradigmas contemporâneos de planejamento e desenho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

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